Topo

OPINIÃO

Blogueiros: "Renato na praia é outdoor da sociedade brasileira na pandemia"

Renato Gaúcho curte praia em Ipanema sem máscara - AgNews
Renato Gaúcho curte praia em Ipanema sem máscara Imagem: AgNews

Do UOL, em Santos (SP)

23/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Renato Gaúcho foi flagrado em Ipanema curtindo a praia sem máscara
  • O que foto do técnico mostra sobre a mobilização para coibir coronavírus?
  • André Rocha: "Mostra que o presidente amigo dele o convenceu"
  • Marcel Rizzo: "Infelizmente cada um só pensa no seu bem-estar"
  • "Mostra apenas que Renato é contraditório", opina Mauro Cezar

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, foi flagrado no último domingo (21) em Ipanema, no Rio de Janeiro, curtindo a praia sem o uso de qualquer máscara. Acompanhado de amigos, ele foi visto entrando no mar e jogando futebol. Apesar de o Grêmio já ter retomado os treinos, Renato faz parte do grupo de risco e ainda não tem prazo para retornar à capital gaúcha.

Por outro lado, o treinador foi um dos principais defensores do isolamento social e da paralisação nos jogos de futebol. "Não estamos imunes e não adianta fechar os portões. Será que vamos precisar fazer greve?", disse pouco antes da pausa nas partidas oficiais.

Diante disso, fizemos a seguinte pergunta aos blogueiros do UOL Esporte: O que a foto de Renato Gaúcho mostra sobre o futebol brasileiro e a mobilização nacional para coibir o coronavírus? Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Mostra que o presidente amigo dele o convenceu, depois do próprio Renato dizer ao político que o retorno era precipitado.

Mais um péssimo exemplo. Ainda que Renato nunca tenha sido um. Nem como atleta profissional.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

A foto do Renato é um outdoor do brasileiro e o combate à pandemia. Mesmo com os exemplos que o mundo nos joga na cara, não respeitamos a gravidade do vírus, como também nunca tivemos muita preocupação com o outro.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Que somos um país de ignorantes, estimulados por um irresponsável que ocupa a presidência, capaz de incentivar atitudes temerárias. Não por acaso muitos de seus seguidores têm morrido por desdenhar da Covid-19.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Reflete a sociedade. As pessoas que estão ficando o máximo que podem em casa muitas vezes se sentem idiotas vendo as pessoas nas ruas. Claro que pessoas públicas, como Renato Gaúcho, poderiam dar exemplo, apoiando esse isolamento para quem pode. Infelizmente, cada um só pensa no seu bem-estar (ou o que acha ser o bem-estar, já que não há segurança alguma em ir pra praia sem máscara em meio à pandemia).

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Mostra apenas que Renato é contraditório, afinal, protestou contra realização de jogos de futebol em 15 de março, quando comandou o Grêmio contra o São Luiz. Enquanto os jogadores treinam seguindo protocolos, seu comandante se diverte inadequadamente nas areias cariocas.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MILTON NEVES

Não é bom exemplo, mas irreverência do sempre irreverente Renato Gaúcho. Ele não repetirá isso.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Mostra principalmente ignorância de Renato Gaúcho sobre a pandemia e em relação ao papel de uma figura pública na sociedade. Não vejo ali um bon vivant, mas um cara tosco.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

É um retrato perfeito da irresponsabilidade do nosso futebol.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

A foto do Renato sem máscara e na praia curtindo praia mostra que ele, como figura pública, é um reflexo da sociedade brasileira que, em boa parte, começou a agir como se a epidemia do coronavírus tivesse sido resolvida. No início, Renato fez um discurso cauteloso, pedindo a parada e agora está na praia desrespeitando regras. Exatamente o que boa parte dos cidadãos brasileiros tem feito.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.