Topo

São Paulo

Elenco do São Paulo registra 4 casos de covid-19; um jogador está afastado

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 20h43

O São Paulo divulgou hoje (22) que um jogador do elenco profissional e um outro funcionário do clube estão afastados por causa da covid-19. Desde a última quinta-feira (18), o clube testou 90 pessoas no CT da Barra Funda e teve seis resultados positivos, mas quatro deles já recuperados.

Segundo o clube divulgou, quatro dos seis testes positivos são de jogadores, mas três deles já se recuperaram. Entre os funcionários, dois tiveram contato com a covid-19, mas um deles já se recuperou.

O atleta e o funcionário que ainda têm a doença ativa agora ficam em isolamento e não participam da retomada das atividades no CT. A dupla não teve nomes divulgados.

Jogadores e funcionários passaram por dois tipos de testes: o primeiro, de coleta de sangue para identificar a presença de anticorpos para o novo coronavírus; o segundo com retirada de uma amostra de secreção da garganta e do nariz, para detectar a possível presença do vírus na pessoa. Este último é o RT-PCR, o melhor disponível para detectar covid-19.

O São Paulo ainda aguarda três resultados, de exames feitos no sábado (20). Estes resultado devem ser divulgados pelo clube amanhã (23).

A partir de amanhã, o elenco passa por testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individual. Para isso os jogadores serão divididos em dois grupos e assim a rotina de atividades segue até sábado (27), conforme estipula o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista, determinado pela Federação Paulista. Os treinamentos em si só voltam na quarta-feira que vem (1º de julho).

O clube montou até tendas para serem estações de trabalho para os atletas no CT da Barra Funda. A ideia é que, desta maneira, possam ser feitos exercícios físicos sem que os tricolores tenham de frequentar as dependências do Reffis. As áreas de convivência, o refeitório e o vestiário ficarão fechados, e os atletas já chegarão ao CT uniformizados.

O estacionamento está com áreas bloqueadas. Assim, só terá espaço para um carro ficar parado a cada duas vagas. Há também mesas à disposição dos jogadores com GPS, álcool gel e demais equipamentos já higienizados.

Foi montado um fluxograma, com novas grades de bloqueio para acesso ao local. Assim, os jogadores não podem entrar no vestiário ou ir ao prédio. Placas de sinalização foram instaladas para mostrar onde é possível transitar no CT. Os atletas deverão ser distribuídos nos campos para evitar aglomerações.

Rivais registram diagnósticos positivos

Ontem (21), o Corinthians divulgou que 21 jogadores do elenco profissional têm ou tiveram covid-19 nas últimas semanas, além de outros 34 testes positivos de pessoas que fazem parte da operação do futebol. Do total de 55 casos, treze ainda são de doença ativa: oito atletas, quatro integrantes da comissão técnica e um funcionário do CT.

No Palmeiras os números são menores: quatro atletas tiveram contato com o vírus, dos quais três estão recuperados e apenas um foi afastado das atividades que serão realizadas nos próximos dias. O clube informou outros sete testes positivos, entre integrantes da comissão técnica e demais funcionários, e três deles ficam afastados até esta quinta-feira (25).

São Paulo