Topo

Jesus e Honda: gringos que pensam diferente sobre a volta do futebol no Rio

Honda cumprimenta Jesus no dia em que visitou condomínio do técnico do Fla: japonês não quis morar lá - Reprodução
Honda cumprimenta Jesus no dia em que visitou condomínio do técnico do Fla: japonês não quis morar lá Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/06/2020 12h00

A polarização entre os clubes grandes do Rio de Janeiro, quando o assunto é a volta do futebol em meio a pandemia do coronavírus, também se reflete em alguns ícones estrangeiros destas equipes. Pelo lado do Flamengo, o português Jorge Jesus assina embaixo da postura rubro-negra de defender fervorosamente a retomada do Campeonato Carioca. Já no Botafogo, o japonês Honda tem o pensamento totalmente contrário, também seguindo sua diretoria, e se mostra bastante crítico com a decisão de recomeçar o Estadual.

Na última quinta-feira (18), quando venceu o Bangu por 3 a 0 no primeiro jogo após a paralisação, Jesus enalteceu os procedimentos de segurança que têm sido feitos pelo Flamengo desde o início da pandemia, e colocou o clube da Gávea como exemplo para os demais.

"Toda sociedade tem que saber conviver com o vírus enquanto não houver uma vacina para erradicar. O importante é saber viver, não ter medo do vírus. É respeitar o vírus, fazer teste, isolamento e prevenção. As equipes têm um privilégio muito grande por trabalhar ao ar livre, são testados constantemente. E se quer saber conviver com o vírus, um dos pontos fundamentais é fazer como o Flamengo faz. Não inventem mais nada enquanto não houver vacina. Todos no mundo têm que viver com essa questão com respeito moral, mas isso não quer dizer que outras áreas não podem trabalhar com segurança, que é o que o Flamengo faz. As equipes de futebol trabalham com segurança", disse à Fla TV após o jogo.

Já Honda foi ao Twitter demonstrar sua perplexidade com a volta do futebol em meio ao pico do contágio da Covid-19 no Brasil. O japonês trouxe os números de casos do último dia 16 e questionou se estava louco por querer entender a razão para a competição começar novamente:

"16 de junho. Infecção: 34918 / Morte: 1282. Eu estou louco por querer saber uma razão lógica para reiniciarmos a liga? (em tradução)".

Quase foram vizinhos

Com pensamentos diferentes sobre o assunto, Jorge Jesus e Honda por pouco não se tornaram vizinhos no Rio de Janeiro. O japonês chegou a fazer uma consulta ao condomínio onde o português mora na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e chegaram a se encontrar, na ocasião, no setor social e de convivência do local. Porém, o meia preferiu alugar outro apartamento, também no mesmo bairro.

E o restante? Se posicionou?

Os jogadores do Flamengo, em sua maioria, compartilham da ideia de Jorge Jesus, e têm enaltecido a infraestrutura e todas as medidas de segurança oferecidas pelo clube durante a pandemia.

Já os do Botafogo tendem a ter um posicionamento mais próximo ao da diretoria alvinegra, que quer voltar a disputar a competição agora em junho.

No Fluminense, os jogadores chegaram a emitir uma nota oficial se mostrando totalmente contrários à volta do futebol.

No Vasco, a opinião foi dividida e eles chegaram a cogitar a possibilidade de realizar uma greve, mas acabaram decidindo por voltar aos treinos e cumprir a convocação da diretoria.