Topo

Diego diz que não é momento de discutir renovação e exalta acerto com Jesus

Brasileiro 2019, Flamengo x Ceara - Diego, jogador do Flamengo, durante partida contra o Ceará no estádio do Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Brasileiro 2019, Flamengo x Ceara - Diego, jogador do Flamengo, durante partida contra o Ceará no estádio do Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/06/2020 23h54Atualizada em 21/06/2020 17h26

Com contrato até o fim do ano, Diego está tranquilo quanto a sua permanência no Flamengo. Convidado do Bola da Vez de hoje, o meia rubro-negro acredita que, por conta da pandemia de coronavírus, não é momento de discutir a renovação de seu contrato com o atual campeão brasileiro e da Libertadores.

Além disso, para o jogador, o Mengão resolveu sua principal pendência ao garantir a permanência do técnico Jorge Jesus até o meio de 2021.

"A minha ligação com este clube será eterna. Uma ligação de amor e respeito. Em relação ao vínculo profissional, não tivemos nenhuma conversa. Acredito também que não é o momento ideal para isso. O clube tem vivido uma situação delicada, assim como todos no futebol", disse Diego.

"Acabaram de resolver a renovação, a meu ver, mais importante, que é a do nosso treinador. Todos nós ficamos felizes por isso ter dado certo. Claro que vai chegar o momento de tomarmos essa decisão, e aí sim a gente vê o que vai ser melhor para ambas as partes. A verdade é que não muda nada para mim se vai ser daqui uma semana, um mês, dois meses. Eu estou muito tranquilo. A última coisa que eu tenho neste momento é pressa. Neste momento, é hora de concentrar e superar juntos essa pandemia. Esse é o meu objetivo", completou.

Jogadores devem se posicionar?

Para Diego, o jogador de futebol deve se posicionar de forma categórica em questões fora das quatro linhas. Questionado sobre as manifestações de atletas contra o racismo após a morte do americano George Floyd, o meia rubro-negro destacou a "obrigação social" do jogador. No entanto, acredita que a "impaciência" da sociedade inibe alguns esportistas.

"Nós (jogadores) podemos e devemos nos posicionar de uma forma mais categórica, porque somos referência. Dentro desse pacote de ser um jogador de futebol famoso, vem uma obrigação social que, em alguns momentos, pode até incomodar, mas faz parte da nossa vida. Vejo cada vez mais os jogadores informados, inteligentes, influentes, e devem se posicionar de forma mais firme em momentos delicados", disse Ribas, que seguiu:

"Porém, em alguns momentos, eu sinto uma parte da sociedade despreparada para ouvir e ser contrariada. Nós temos que levar isso em consideração, e talvez essa situação deixe alguns jogadores retraídos na hora de se expressar. Toda essa situação que vivemos agora, eu tenho visto uma impaciência com a contrariedade. Eu tenho visto as pessoas misturarem política e esquecerem realmente da causa. Isso desanima algumas pessoas a defenderem o que é correto para elas, e também preocupa na hora de se expressar. Muitas vezes você não é respeitado por expor a sua opinião".

Em relação às suas atitudes de combate ao racismo, Diego busca entender como pode ajudar a diminuir a desigualdade. "O que eu procuro fazer é me informar a cada dia para que eu possa ser justo nas minhas palavras e atitudes, e eficiente também naquilo que eu faço. (...) Eu procuro conversar para ver como eu posso contribuir para que nós possamos ter o mesmo direito. E é mais ou menos o que eu faço na minha vida. O que eu puder ajudar e contribuir para que tenha uma igualdade entre todas as pessoas, eu farei sempre".

Foto na praia

Envolvido em uma polêmica ao postar uma foto durante um passeio de bicicleta em uma praia no Rio de Janeiro - desrespeitando o isolamento social - Diego disse que foi inocente e não teve a intenção de ser um "exemplo negativo". Na ocasião, o jogador apagou a publicação e pediu desculpas.

"Eu apaguei a foto, me retratei... Não tinha muito que falar, eu apenas pedi desculpas, que era o que me restava. A minha atitude demonstrou a inocência que eu tive, senão não teria postado nas minhas redes sociais. Longe de fazer alguma afronta. O que aconteceu é que eu fui dar um passeio de bicicleta com a minha esposa e, por um momento, eu achei que as coisas estavam mais tranquilas e normalizadas, a praia estava cheia", observou o meia.

"Eu estava com a máscara e, no momento da foto, abaixei. Naquela situação, a minha intenção foi boa. A ciclovia passa dentro da areia, não atravessei um calçadão para ir até a praia. Errei em ter pisado na areia. O que me restou foi pedir desculpas. Não quero ser um exemplo negativo para as pessoas. Em nenhum momento teve uma intenção negativa", complementou.