Topo

Carioca - 2020

Flu e Bota entram com ação no STJD, que marca reunião com a Ferj por acordo

Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, e Mario Bittencourt, presidente do Fluminense - Fotos de Vitor Silva/SSPress/Botafogo e  Lucas Merçon/ Fluminense FC
Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, e Mario Bittencourt, presidente do Fluminense Imagem: Fotos de Vitor Silva/SSPress/Botafogo e Lucas Merçon/ Fluminense FC

Caio Blois e Léo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/06/2020 15h19

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) recebeu nesta tarde de sexta-feira (19) duas medidas inominadas de Fluminense e Botafogo, que pedem adiamento de seus jogos no Campeonato Carioca de 2020. O tribunal, por meio de uma intimação, marcou uma reunião com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para tentar um acordo entre as partes, que evitaria a apreciação e o trâmite das ações.

Os clubes entendem que estão sendo prejudicados pelo retorno imediato do futebol em meio à pandemia do coronavírus. O Estadual já recomeçou ontem à noite, com vitória do Flamengo sobre o Bangu, por 3 a 0, no Maracanã.

Flu e Bota são as únicas vozes dissonantes, uma vez que Fla, Vasco e os times de menor expressão do estado concordam a volta da competição. Os dois gigantes do Rio tentaram uma ação no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro), mas tiveram seus pedidos indeferidos pelo órgão.

Tanto Fluminense como Botafogo confirmaram ao UOL que entraram com as medidas. Já o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, em rápido contato com a reportagem ao telefone, informou sobre uma reunião, inicialmente marcada para as 17h desta sexta-feira.

O curto tempo hábil pode adiar o encontro. Uma intimação foi expedida pela secretaria do Tribunal, mas ainda não chegou aos clubes nem à Ferj até o fechamento da reportagem. O STJD tentará atuar como poder mediador entre a Ferj, Fluminense e Botafogo antes de deliberar sobre as ações impetradas pelos dois grandes.

Veja nota do STJD:

"De ordem do Dr. Auditor Presidente Paulo Cesar Salomão Filho, deste Superior Tribunal de Justiça, referente as Medidas Inominadas sob nº 067/2020 e 068/2020 Impetradas pelo Fluminense F.C. e Botafogo F.R. respectivamente, informo que através de despacho, determinou a realização de Sessão de Mediação, sendo designada Drª Juliana Loss de Andrade, Presidente da Comissão de Mediação da OAB/RJ , a fim de que possa atuar como terceiro imparcial na condução do diálogo em busca de um consenso. Determinou-se ainda, que a Sessão de Mediação está designada para o dia de hoje, 19/06/2020 às 17h. Será realizada através do Sistema de vídeo conferência STARLEAF"