Topo

Gols, convocação, ganho de massa... Rodrygo viveu de tudo em um ano de Real

Rodrygo, atacante do Real Madrid, durante partida contra o Eibar, em 14/6. Ele voltou 3 kg mais forte - Europa Press Sports/Europa Press via Getty Images
Rodrygo, atacante do Real Madrid, durante partida contra o Eibar, em 14/6. Ele voltou 3 kg mais forte Imagem: Europa Press Sports/Europa Press via Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 04h00

Hoje (18) faz um ano que Rodrygo foi apresentado à torcida do Real Madrid em Santiago Bernabéu.

Apesar do pouco tempo no futebol europeu, o atacante brasileiro já viveu de tudo: cessão ao Real Castilla, sequência de jogos no time principal, marcas histórias, ascensão precoce, elogios, gols, assistências, desconfiança, convocação à seleção brasileira, disputa e gols na Liga dos Campeões e, nos últimos meses, outra novidade: mais 3 kg de massa muscular.

No último domingo (14), o Real Madrid voltou a campo no Campeonato Espanhol após três meses de paralisação para controle da pandemia do novo coronavírus. Rodrygo foi titular na vitória por 3 a 1 sobre o Eibar com aparência de porte físico mais avantajado.

O aproveitamento da quarentena para adquirir massa muscular e, assim, se adaptar melhor aos desafios do futebol europeu foi uma orientação do próprio clube, segundo o diário espanhol AS. Rodrygo foi acompanhado ao longo dos últimos meses por Marcel Duarte, preparador físico que trabalha com o atleta desde os 13 anos, e surpreendeu ao técnico Zidane no retorno das atividades.

De acordo com o noticiário local, não era garantida a permanência de Rodrygo na equipe principal após a quarentena — dos dez jogos antes da paralisação, ele participou de apenas dois e chegou a servir ao time B na Segunda División B. Entretanto, ele não só voltou como parte do time principal como foi titular no primeiro desafio da equipe. O próximo jogo é hoje, às 17h, contra o Valencia.

Turbilhão e maturidade

Rodrygo entrou em campo com a camisa do Santos pela última vez em 26 de maio de 2019. Menos de três meses depois já jogou pelo Real Castilla e fez até gol. A estreia pelo time principal foi contra o Osasuna, em 25 de setembro. Entrou e balançou as redes. A partir daí, acumulou marcas históricas que colocaram seu nome rapidamente em evidência no futebol espanhol, como um hat-trick na Champions League.

Rodrygo - Europa Press via Getty Images - Europa Press via Getty Images
Rodrygo em meio aos jogadores do Real Madrid; time volta a campo hoje, contra o Valencia
Imagem: Europa Press via Getty Images

  • É o jogador mais jovem a fazer um hat-trick "perfeito" (gols de direita, esquerda e cabeça) na história da Liga dos Campeões, superando Mbappé;
  • É o segundo jogador mais jovem a fazer um hat-trick pelo Real Madrid, atrás somente de Raúl, em 1995;
  • É o terceiro jogador mais jovem a marcar pelo Real em competições europeias, atrás de Raúl e Juan Planelles;
  • Marcou o segundo "doblete" (dois gols) mais rápido da história do Real Madrid, uma marca de Amberes em 1957;
  • Marcou o "doblete" em menor tempo de jogo da história da Liga dos Campeões, em 6 minutos e 14 segundos;
  • Marcou o gol mais precoce de um brasileiro na história da Liga dos Campeões, superando Marquinhos. Ele detém a mesma marca na Libertadores.

Até agora, Rodrygo soma 19 partidas pelo time principal do Real Madrid, sendo 12 como titular e sete entrando no decorrer dos duelos. São 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas nestes confrontos, o que representa um aproveitamento de 68,4%. Ele tem sete gols marcados — diante de Osasuna, Leganés, Galatasaray (3), Club Brugge e Real Sociedad — e uma assistência.

Destes 19 jogos, o jovem brasileiro foi utilizado 14 vezes por Zidane como atacante aberto pela direita, quatro vezes aberto pela esquerda e uma única vez como centroavante.

Ele está na briga pelo prêmio "Golden Boy 2020", entregue pelo jornal italiano "Tuttosport" ao melhor jogador sub-21 do futebol europeu. Há mais cinco brasileiros entre os cem concorrentes: Gabriel Martinelli (Arsenal), Paulinho (Bayer Leverkusen), Tetê (Shakhtar Donetsk), Reinier e Vinicius Júnior (Real Madrid). Ele foi 12º colocado no ano passado.

No fim do ano passado, o bom desempenho no Real Madrid levou Rodrygo à inédita convocação para a seleção brasileira principal, em novembro. Ele foi reserva acionado contra Argentina e Coreia do Sul e soma 25 minutos sob o comando de Tite. Agora, espera a retomada do calendário de seleções para voltar a ser lembrado. Só que mais forte.

Rodrygo contra a Argentina - Pedro Martins/MowaPress - Pedro Martins/MowaPress
Em novembro, Brasil perdeu por 1 a 0 para a Argentina; Rodrygo atuou por 19 minutos
Imagem: Pedro Martins/MowaPress