Topo

Fluminense

Fluminense aciona TJD-RJ para só atuar no Campeonato Carioca em julho

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense - Mailson Santana/Fluminense FC
Mario Bittencourt, presidente do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/06/2020 17h48Atualizada em 18/06/2020 18h38

O Fluminense acionou, na tarde de hoje (18), o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) pedindo liminar para jogar os próximos compromissos pelo Campeonato Carioca nos dias 1 e 4 de julho. O Tricolor contesta as datas sugeridas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) em arbitral com os clubes. Na reunião, ficou definido que o time das Laranjeiras voltaria a campo na próxima segunda-feira, contra o Volta Redonda.

O Tricolor, que vinha realizando treinos de forma remota, vai retomar as atividades presenciais amanhã (19), no CT Carlos Castilho. A diretoria indica que, além de precisar de tempo para treinar, no próximo mês o Estadual poderia voltar de maneira mais segura, uma vez que os números da pandemia de coronavírus prometem ser mais brandos.

"A intenção é que seus jogadores tenham o mínimo de tempo para se condicionarem fisicamente, evitando possíveis lesões, naturais em um retorno após tanto tempo sem atividades em campo, e que neste tempo até julho ainda ocorra um controle maior da pandemia", diz o Flu, em trecho de nota divulgada.

O Botafogo, outro clube que também se mostra contrário ao retorno imediato do Carioca, seguiu o mesmo caminho e também acionou o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, com pedido semelhante.

Na noite de ontem (17), jogadores do Fluminense publicaram um manifesto em redes sociais contra a volta do Estadual neste momento. No documento, os integrantes do elenco afirmaram não se sentir confortáveis e indicando que "não existirem explicações" para o retorno imediato. Além disso, salientaram que, por serem atletas profissionais, necessitariam de um período de preparação.

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, vem sendo uma das vozes mais ativas contra esta retomada. Em mais de uma oportunidade, fez críticas aos rivais Flamengo e Vasco e até mesmo à flexibilização proposta pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), ao dizer que liberar "fisioterapia com bola" era "para inglês ver".

Veja nota oficial do Fluminense:

"O Fluminense Football Club entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) pleiteando voltar a jogar apenas no mês de julho. A intenção é que seus jogadores tenham o mínimo de tempo para se condicionarem fisicamente, evitando possíveis lesões, naturais em um retorno após tanto tempo sem atividades em campo, e que neste tempo até julho ainda ocorra um controle maior da pandemia"

Fluminense