Topo

Diniz elogia Jesus, mas defende Luxemburgo: "não pode apagar a história"

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 04h00

Com títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores com o Flamengo em 2019, além de um futebol vistoso, o técnico Jorge Jesus tem entre seus admiradores o atual comandante do São Paulo, Fernando Diniz, que elogia o trabalho do português, mas diz que não se pode apagar o que foi feito no futebol brasileiro por outros treinadores, como Vanderlei Luxemburgo, que foi seu técnico durante a carreira de jogador.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Diniz cita o Palmeiras de 1996, então dirigido por Luxemburgo, para reforçar que não se pode esquecer outros trabalhos de técnicos brasileiros e que Jorge Jesus não é o único bom treinador no futebol nacional na atulidade.

"Você pega o Vanderlei [Luxemburgo], eu joguei com o Vanderlei lá em 1996 no time do Palmeiras. A gente viu outros times do Vanderlei e ele fez times assim maravilhosos, você lembra do ataque dos 100 gols do Palmeiras em 1996, ele fez [mais de] 100 gols num Campeonato Paulista, mais de 100 gols. Então, a gente não pode apagar a história porque chegou um cara que é bom", afirma Diniz.

"O Vanderlei é bom, o Jorge Jesus é bom, o Sampaoli é bom, o Tite é bom, nós temos outros bons treinadores aqui. A gente tem que saber valorizar, não é achar que veio e o resto não presta", completa o técnico do São Paulo.

Diniz costuma não resumir o futebol apenas ao resultado e diz que as circunstâncias podem influenciar na conquista de um título, dizendo que Jorge Sampaoli, vice-campeão brasileiro com o Santos, também poderia ter vencido o Brasileirão de 2019 caso comandasse o Flamengo.

"O Sampaoli não ganhou nada e é bom, é do nível do Jesus, provavelmente se tivesse trocado de time, o Sampaoli talvez tivesse ganho os títulos que o Jorge Jesus ganhou, e o Jorge Jesus talvez não tivesse ganho. Tem um monte de circunstâncias que favorecem. Para fazer essa análise crítica, eu acho muito importante, mas eu acho que ele é um baita técnico, acho que o Flamengo é uma potência, tinha muito poder financeiro e quando acertou no técnico, que encaixou, que teve outros grandes treinadores, mas esse chegou, encaixou e foi embora", conclui Fernando Diniz.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no YouTube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no YouTube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.