PUBLICIDADE
Topo

Danilo erra pênalti, Napoli vence Juventus e é campeão da Copa da Itália

Jogadores do Napoli comemoram título da Copa da Itália após vitória nos pênaltis contra a Juventus - REUTERS/Alberto Lingria
Jogadores do Napoli comemoram título da Copa da Itália após vitória nos pênaltis contra a Juventus Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 18h06

Classificação e Jogos

O Napoli é o campeão da Copa da Itália 2020. A equipe do sul da Itália venceu a Juventus por 4 a 2 nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal, na final da competição realizada hoje no estádio Olímpico de Roma. O argentino Dybala e o brasileiro Danilo desperdiçaram as cobranças pela Velha Senhora.

Este é o sexto título da Copa da Itália conquistado pelo Napoli. O clube havia vencido o torneio pela última vez em 2014.

O primeiro tempo da partida de hoje foi bastante movimentado. A Juventus chegou logo no começo com Cristiano Ronaldo, que parou na defesa de Meret. O Napoli cresceu na sequência e acertou a trave com Insigne.

Os dois goleiros trabalharam até o fim da primeira etapa. Buffon fez duas grandes defesas em lances de Demme e Insigne. Do outro lado, Meret voltou a aparecer para impedir gol de Cristiano Ronaldo.

O Napoli pressionou mais no começo do segundo tempo. A equipe comandada por Gennaro Gattuso chegou primeiro com Fabián Ruiz, mas o chute foi para fora. Na sequência, Buffon pegou finalização de Politano.

A Juventus respondeu com falta perigosa de Dybala, defendida por Meret, mas viu o Napoli chegar com perigo pouco depois. Milik, que havia entrado há pouco no jogo, mandou por cima do gol de Buffon. O jogo continuou lá e cá. A Velha Senhora pressionou, enquanto o Napoli parou mais uma vez em Buffon, com Politano. Nos acréscimos, o veterano goleiro da Juve ainda salvou mais uma vez a Juventus, seguido de chute na trave de Elmas, o que levou a decisão para os pênaltis.

A Juventus abriu as cobranças, e Dybala parou em Meret. Insigne colocou o Napoli em vantagem. Danilo foi o segundo cobrador da Juve e mandou para fora. Na sequência, Politano aumentou a vantagem para a equipe de Gattuso.

Bonucci fez o primeiro gol da Velha Senhora, e Maksimovic manteve o 100% de aproveitamento para o Napoli. Ramsey acertou para ainda dar chances à Juve, mas Milik fechou a conta e garantiu o título ao Napoli.

Danilo erra cobrança para a Juventus na final da Copa da Itália contra o Napoli - REUTERS/Alberto Lingria - REUTERS/Alberto Lingria
Danilo erra cobrança para a Juventus na final da Copa da Itália contra o Napoli
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

A Copa da Itália foi o primeiro dos principais torneios do país a retornar após mais de três meses sem futebol por conta da pandemia do novo coronavírus. A partir do próximo fim de semana será a vez do Campeonato Italiano recomeçar.

A Juventus lidera com 63 pontos e visita o Bologna na próxima segunda-feira. Um dia depois, o Napoli, sexto com 39 pontos, joga fora de casa contra o Hellas Verona.