Topo

Inter se abre para eSports e prepara campeonato de videogame para sócios

RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Inter vai reunir sócios para disputa que campeonato de PES e FIFA com partidas online
  • A 'Liga Colorada' tem início previsto para julho com regulamento específico e premiação
  • Clube define torneio como primeiro passo dentro do mercado de eSports, mas descarta peneira entre associados
  • Futura equipe de eSports do Inter ainda está em análise por parte dos dirigentes gaúchos

O Internacional se prepara para entrar no eSports, modalidade de esporte virtual que no futebol é dominada pelas franquias PES (Pro Evolution Soccer) e Fifa. O primeiro passo do clube rumo ao mundo virtual será um campeonato de videogame para os sócios, a ser realizado a partir de julho. A disputa nas duas plataformas é encarada como o alicerce para um plano ainda sem data para sair do papel: ter equipe colorada de futebol com controle remoto.

A ideia de reunir sócios virtualmente é bem sólida e já tem nome: Liga Colorada. O campeonato deverá ser anunciado oficialmente nos próximos dias, mas terá regulamento próprio e premiação.

"Vamos reunir os colorados conectados, essa turma que gosta de videogame, e brincar um pouco com a marca do clube. Com a diversão que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo, de mais tempo em casa", diz Nelson Pires, diretor de marketing do Internacional.

O campeonato não será uma seletiva para a futura equipe de eSports do Inter. Pode, no entanto, apontar talentos que serão lapidados. O clube ainda estuda o mercado dos jogos eletrônicos para definir como fará as contratações e formação do time.

"É uma tendência mundial e o Inter não vai ficar fora, com certeza. Mas estamos primeiro dando esse passo de organizar o campeonato para nossos associados", frisa Pires.

A Liga Colorada vai reunir jogadores amadores. Ou seja, fãs dos jogos desenvolvidos pela Konami e EA Sports, mas que não tornaram a prática em trabalho. A contratação de player deste nível ainda está em análise pelo clube gaúcho.

"O que a gente busca é encontrar os melhores jogadores amadores de videogame", reitera o dirigente do Inter.

O clube deverá lançar plataforma online para administração da competição. A realização de uma edição presencial até chegou a ser cogitada meses atrás, mas com a pandemia do novo coronavírus está totalmente fora de cogitação.

No final de 2017, o estádio Beira-Rio recebeu campeonato de videogame. As finais nos consoles Xbox e PS4 foram realizadas nas arquibancadas e gramado.