Topo

Mineiro - 2020

FMF e governo decidem por volta do Mineiro em 26 de julho e com sede única

Campeonato Mineiro 2020 tem volta prevista para 26 de julho de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus - Fernando Moreno/AGIF
Campeonato Mineiro 2020 tem volta prevista para 26 de julho de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/06/2020 14h37

A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, em reunião com a Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais na manhã de hoje (17), que o Campeonato Mineiro voltará a partir de 26 de julho, com sede única e independentemente da curva de contágio do novo coronavírus.

A intenção da entidade é reunir os 12 clubes no mesmo município e disputar as seis datas restantes em até 18 dias. Será seguido um protocolo de segurança para evitar a proliferação da Covid-19 em meio aos atletas. Belo Horizonte é o local predileto da FMF por se tratar do município mais desenvolvido do estado. Para isso, é preciso o aval de Alexandre Kalil, prefeito de BH.

A diretoria da FMF aguarda novas exigências do governo de Minas Gerais para dar andamento à proposta. Os times serão isolados em hoteis da cidade com o intuito de disputar os jogos. Os espaços sugeridos para a disputa dos confrontos são Mineirão, Independência e SESC Venda Nova. Não está descartada a utilização dos CTs de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro em uma eventual necessidade.

Adriano Aro, presidente da FMF, se manifestou sobre o tema logo após a reunião ocorrida na manhã de hoje (17): "Nossa proposta foi muito bem aceita pela Secretaria de Saúde. Estavam presentes membros do Coes. As alternativas foram vistas com bons olhos. Há uma previsão de pico para a primeira quinzena de julho. Caso essa proposta evolua, acreditamos que a partir de 26 de julho de 2020, possamos ter a marcação de jogos. A proposta engloba o isolamento de cada uma das equipes e a realização de jogos em uma única cidade".

"Haverá uma série de medidas de saúde necessárias para que todos os envolvidos sejam isolados, analisados e tenham certa segurança para a conclusão do campeonato. Teremos jogos oficiais e esses jogos se encerram em três semanas. A Federação está muito otimista em relação a essa proposta. Nós próximos dias, aguardaremos as considerações do Coes para fecharmos o protocolo de término do Campeonato Mineiro 2020", acrescentou.

Até o momento, somente cinco dos 12 participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro 2020 voltaram a treinar. América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Cruzeiro e Tombense estão realizando atividades visando o retorno do esporte.