PUBLICIDADE
Topo

Fla rejeita acordo com Globo, e volta do Carioca não terá transmissão na TV

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/06/2020 18h46

A possível volta do futebol no Brasil, na reestreia do Carioca prevista para esta quinta-feira (18), não terá transmissão na TV. Após semanas de negociação, o Flamengo rejeitou a última proposta da Globo. Diante do cenário, a partida do Rubro-negro contra o Bangu - que ainda carece de uma autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro - não será acompanhada na televisão. A informação foi confirmada em nota pela emissora.

Desde o final do ano passado, o clube e a emissora negociam um contrato relacionado ao Carioca, mas houve grande diferença de valores. Durante a epidemia, as partes voltaram a conversar e houve propostas e contrapropostas sem que se chegasse a um consenso.

Transmissão na Fla TV gera impasse

Um ponto na negociação é que o Flamengo tem como prioridade incluir uma cláusula que dê o direito de passar os jogos na Fla TV (canal do clube no YouTube), o que foi colocado em suas contrapropostas. Ainda assim, o clube quer uma remuneração para aceitar incluir jogos na TV Aberta e Pay-per-view. Para a Globo, ceder os jogos ao canal rubro-negro no YT poderia fazer sentido se fosse feita uma permuta, mas a emissora não abre mão de ter finais em TV Aberta. Há ainda um impasse de valores.

Na manhã desta quarta-feira (17), o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, receberá os dirigentes dos times do Campeonato Carioca para bater o martelo sobre o retorno e confirmar a bola rolando nas datas sugeridas.

Nesta terça-feira, a Globo divulgou nota confirmando que não haverá transmissão:

"Mesmo ainda sem clareza de quando o Campeonato Carioca volta aos campos, a Globo e Flamengo vêm tentando desde o mês passado chegar num acordo para a transmissão dos jogos restantes do clube no Estadual. No Carioca 2020 só tivemos uma exibição do Flamengo no jogo contra a Portuguesa, já sem público antes da paralisação, quando fizemos uma permuta de direitos, sem custos envolvidos, em que Globo e Flamengo ofereceram a partida gratuitamente em suas plataformas digitais.
Desta vez, considerando o propósito mais amplo do que está sendo negociado e, principalmente, pela manifesta expectativa do Flamengo por um pagamento de direitos, a Globo evoluiu a proposta para um acordo financeiro para a exibição das partidas na TV aberta e PPV. Um grande esforço para a Globo, com o objetivo de oferecer ao torcedor flamenguista e carioca a possibilidade de acompanhar os jogos e atender expectativas do clube.
A proposta foi rejeitada pelo clube, exercendo seu legítimo direito de gerir seus ativos. Da mesma forma, a Globo avaliou as alternativas apresentadas pelo Flamengo. Ainda estamos longe de um acordo, mas seguimos confiantes que o clube verá o nosso esforço, nesse momento de dificuldade financeira para todo o mercado, em tentar levar os jogos para os rubro-negros ávidos por ver seu time em campo."

Flamengo