Topo

Santos

Menino da Vila fica perto de fim de contrato com a Lazio e pode voltar

Gustavo Cipriano, zagueiro da base do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Gustavo Cipriano, zagueiro da base do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 04h00

Jesualdo Ferreira pode ganhar um reforço para a zaga. Considerado uma das principais promessas da base do Santos, Gustavo Cipriano está perto de encerrar o seu contrato com a Lazio e ficar livre para retornar ao Peixe. O jogador de 19 anos ainda não definiu qual será o seu futuro, mas não descarta a possibilidade de atuar neste segundo semestre pelo time que o revelou.

"Sendo bem sincero, meu maior objetivo, é jogar. É defender a camisa do time que estou contratado, me qualificar e avançar. Sendo no Santos que é meu clube formador e tenho contrato até maio de 2021, seja na Itália, que é uma das melhores escolas de zagueiros do mundo. Sem dúvidas que ficou uma vontade de desfrutar mais e evoluir no futebol europeu", disse o zagueiro, em entrevista ao UOL Esporte.

O jogador teve a sua trajetória na Itália interrompida pela pandemia do novo coronavírus. Ele defendia a equipe da base da Lazio, mas teve de parar a sua participação por causa da pausa nas competições locais.

"Acredito que [a pandemia] atrapalhou muito. Vejam, meu contrato é de empréstimo, e o campeonato na Europa iniciou em julho/agosto e terminaria entre o fim de maio, início de junho deste ano. Como todo jovem que chega aos 18 anos na Europa, passei pelo processo de adaptação e domínio da língua. Este semestre estava muito mais confiante e, em fevereiro, os jogos foram suspensos. Em minha análise, foi um período curto. E teoricamente, era o momento que eu planejava para me firmar e ter uma evolução técnica."

Confira a entrevista com Gustavo Cipriano:

Passagem pela Lazio

Minha passagem pela Lazio, apesar do pouco tempo, foi excelente para minha formação, aperfeiçoamento e evolução como atleta. Falo pouco tempo, porque além do período de adaptação, os jogos foram interrompidos em fevereiro. Mesmo assim, posso dizer que foi intenso e aprendi demais na Itália. Era um sonho cada dia em que tinha a oportunidade de aprender um posicionamento novo, uma nova maneira de atuar e todo o relacionamento com jogadores de diferentes lugares do mundo que tive.

Base com Rodrygo e Yuri Alberto

Sem dúvida nenhuma, foi uma das melhores épocas do futebol de base. Tínhamos um time coeso, disciplinado e com sede de vitória. São grandes amigos/irmãos que fiz no futebol e nos falamos até hoje.

Pressão por ser Menino da Vila

Sempre pesa. Cheguei na Itália, onde o time era praticamente todo de italianos, de alguns atletas de outros países da Europa e eu. Era o único brasileiro no meio deles. Sem dúvida nenhuma, todos os olhares se direcionavam para mim. Nesta hora, tenho provar que tenho algum diferencial. Nomes recentes da base, como Neymar e Rodrygo, foram Meninos da Vila. Então, ser Menino da Vila tem muito peso em qualquer lugar do mundo.

Santos