Topo

Sem time após pandemia, Macaé espera registrar contratos na Ferj até sexta

Flamengo e Macaé se enfrentam na primeira rodada da Taça Guanabara - Thiago Ribeiro/ Agif
Flamengo e Macaé se enfrentam na primeira rodada da Taça Guanabara Imagem: Thiago Ribeiro/ Agif

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/06/2020 12h40

Após o arbitral que alinhou o retorno do Campeonato Carioca já para esta semana, um fato chamou a atenção: o Macaé, clube da Séria A do Estadual, não tem nenhum jogador inscrito no boletim informativo diário (Bira) da Federação de Futebol do Rio (Ferj). A situação, porém, deve ser resolvida nos próximos dias.

Na reunião, ficou estipulado que o Macaé pode entrar em campo já no domingo, contra o Vasco. O Flamengo pode encarar o Bangu nesta quinta-feira, enquanto Fluminense x Volta Redonda e Botafogo x Cabofriense aconteceriam na segunda-feira.

Segundo o UOL Esporte apurou, no decorrer da pandemia de coronavírus a diretoria do Macaé já vinha mantendo contatos com o elenco para a renovação de contrato e realização dos trâmites burocráticos junto à Federação do Rio.

O clube tinha vínculo inicial com os jogadores até fevereiro, quando aconteceu a seletiva para o Carioca, com um aditivo que prorrogaria a aliança entre as partes até abril, data que, a princípio, terminaria a Taça Rio.

Os contratos, porém, chegaram ao fim durante o período de cuidados com contágio da Covid-19 e consequente suspensão do Campeonato Carioca. Diante das questões financeiras, indefinições em relação ao calendário esportivo, e pelo fato de o Alvianil não estar na Copa Rio, não houve renovação em um primeiro momento.

Por outro lado, havia conversas constantes e, inclusive, os jogadores vinham realizando treinamentos sob as orientações da comissão técnica do Macaé.

Agora, com os avanços das tratativas entre clubes e Ferj para a retomada do Carioca, as negociações entraram na reta final e há um otimismo para que tudo seja resolvido junto à Ferj até esta sexta-feira.

Vale lembrar que um dos pontos discutidos no arbitral mais recente foi a questão do tempo de contrato. Diante do cenário, a federação permitiu vínculos menores que três meses.

O Campeonato Carioca está paralisado desde o dia 16 de março. Ainda restam duas rodadas da Taça Rio, segundo turno da competição, e as fases finais. O Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara. Até aqui, o time de melhor campanha geral é o Fluminense, com 24 pontos.

Treino em Duque de Caxias

Até o momento, o Macaé vinha realizando treinamentos de forma remota. Com a possibilidade de o Carioca voltar, o elenco, que já realizou testes para coronavírus, retornará às atividades presenciais. Como no município de Macaé as medidas restritivas ainda não permitem a utilização do local de treino, o grupo vai fazer trabalhos no Centro de Treinamento do CEPE, em Duque de Caxias