Topo

Coutinho é multicampeão na Europa, mas não levou títulos onde melhor jogou

Philippe Coutinho, durante partida do Bayern de Munique - Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images
Philippe Coutinho, durante partida do Bayern de Munique Imagem: Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 17h26

Ainda em recuperação de uma cirurgia no tornozelo direito, Philippe Coutinho viu de longe o Bayern de Munique conquistar o Campeonato Alemão. O troféu entra na galeria do brasileiro, que agora soma sete títulos desde que chegou na Europa. Apesar de uma carreira vencedora, a cria da base do Vasco passou em branco justamente no time em que melhor atuou no Velho Continente.

Coutinho era o grande nome do Liverpool antes de sair para o Barcelona. Seu futebol cresceu desde a chegada de Jurgen Klopp na temporada 2015/16 e a comoção era grande para que o brasileiro não trocasse a Inglaterra pela Espanha em janeiro de 2018. Mas Coutinho quis sair.

Quer assistir ao vivo aos jogos do Campeonato Alemão? Assine o WatchESPN pelo UOL Esporte Clube!

Deixou o Liverpool com bons números. Durante as cinco temporadas em meia em que vestiu vermelho, marcou 54 gols e deu 43 assistências em 201 jogos. Mas saiu do clube de mãos abanando. Parte da reconstrução da equipe inglesa, Coutinho não levantou nenhuma taça no clube em que melhor jogou.

Coutinho, na época em que atuava pelo Liverpool - John Powell/Liverpool FC via Getty Images - John Powell/Liverpool FC via Getty Images
Imagem: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

O mais perto que chegou de um título foi na temporada 2013/14, sua segunda pela equipe. Na tentativa que ficou marcada pelo escorregão de Gerrard contra o Chelsea, o Liverpool acabou o Inglês em segundo, dois pontos atrás do campeão Manchester City.

Mesmo sem taças, Coutinho obteve reconhecimentos individuais por suas atuações no Liverpool. Ele foi eleito o melhor jogador do clube nas temporadas 2014/15 e 2015/16, além de integrar a seleção da Liga Europa de 2015/16.

Fora do Liverpool, Coutinho conquistou taças, mas não se destacou. O brasileiro nunca conseguiu se firmar no Barcelona, apesar de participar das campanhas dos dois títulos espanhóis (2017/18 e 2018/19), da Copa do Rei de 2017/18 e da Supercopa da Espanha de 2018.

Já a Inter de Milão, antes mesmo de ir para o Liverpool, foi o primeiro brilho de Coutinho na Europa. Antes mesmo de completar 20 anos, ele conquistou a Copa da Itália de 2010/11 e a Supercopa da Itália de 2010.

Campeão alemão com o Bayern de Munique, Coutinho tem seu futuro incerto. O clube não deve exercer a opção de compra após o fim de seu empréstimo. Quando voltar ao Barcelona, é provável que ele procure novos ares para a próxima temporada.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Coutinho está se recuperando de uma cirurgia no tornozelo e não no joelho. O erro foi corrigido.