Topo

Corinthians

Como Pedrinho se transformou na maior venda da história do Corinthians

Pedrinho foi revelado pelo Corinthians, estreou no profissional em 2017 e foi vendido em 2020 - Amanda Perobelli/Reuters
Pedrinho foi revelado pelo Corinthians, estreou no profissional em 2017 e foi vendido em 2020 Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 04h00

Extrema habilidade com a bola nos pés e protagonismo nas categorias de base do Corinthians. Foi dessa forma que Pedrinho passou a ficar conhecido no começo de 2017, em meio à disputa da Copa São Paulo daquele ano. Pouco mais de três anos depois, o meia-atacante de 22 anos foi vendido ao Benfica, de Portugal, por um valor recorde na história corintiana.

Depois de brilhar na Copinha 2017, no posto de jogador com mais assistência na competição, Pedrinho foi alçado ao time profissional. Ganhou a primeira chance ainda no Campeonato Paulista, sob comando do técnico Fábio Carille. Em julho daquela temporada, viveu seus primeiros grandes momentos na equipe principal.

No começo do mês, fez uma jogada individual, com direito a chapéu, que resultou no gol de Jô na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo. Pouco mais de duas semanas depois, fez seu primeiro gol, diante do Patriotas, na Arena Corinthians, em duelo da Copa Sul-Americana.

Depois dos dois episódios de protagonismo, Pedrinho ficou afastado dos campos por três meses, sem ser relacionado por 50 dias, em meio a problemas de saúde, incluindo uma anemia. Com novos hábitos e nitidamente mais forte, o atleta voltou a ganhar mais chances na temporada 2018.

Naquele ano, Pedrinho foi às redes quatro vezes. Uma delas na partida de ida das quartas de final do Estadual, diante do Bragantino. O gol, apesar da derrota, foi importante para a virada do Corinthians no confronto de volta. No fim do ano, o meia-atacante levou o time alvinegro à final da Copa do Brasil, depois de balançar a rede contra o Flamengo em Itaquera.

Na decisão contra o Cruzeiro, chegou a virar o jogo em Itaquera, com um gol antológico, de fora da área. O lance foi invalidado pelo arbitragem, que viu falta de Jadson no zagueiro Dedê. O Corinthians, em seguida, sofreu um gol e acabou derrotado.

Em 2019, mais preparado fisicamente e capaz de suportar 90 minutos de uma partida, Pedrinho viveu sua fase mais artilheira, com sete gols na temporada. No primeiro semestre, foi titular na campanha do tri paulista do Corinthians.

Semanas antes de ser vendido por 20 milhões de euros, Pedrinho viveu seu pior momento no clube. Depois de servir a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano, o jogador foi expulso ainda no primeiro tempo do duelo com o Guaraní, do Paraguai. O jogo foi marcado pela eliminação alvinegra antes mesma da fase de grupos da Libertadores.

O Corinthians tem 70% dos direitos econômicos de Pedrinho e receberá, dessa forma, 14 milhões de euros (R$ 79 milhões na cotação atual). A última partida do atleta pelo time corintiano foi no dia 26 de fevereiro, no empate por 1 a 1 com o Santo André em Itaquera. O meia-atacante vestiu a camisa 10 naquela ocasião.

Corinthians