Topo

Santos

Santos inventou moda e lançou calção quadriculado e de estrelas nos anos 90

Anderson Lima corre para comemorar gol do Santos contra o Flamengo pela final do Rio-São Paulo de 1997 - Jorge Araújo/Folha Imagem
Anderson Lima corre para comemorar gol do Santos contra o Flamengo pela final do Rio-São Paulo de 1997 Imagem: Jorge Araújo/Folha Imagem

Diego Salgado e Marcello De Vico

Do UOL, em São Paulo e Santos

13/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Santos inovou na década de 90 e lançou calções, no mínimo, diferentes
  • Um era quadriculado em preto e branco, enquanto o outro tinha estrelas
  • Os calções foram criados por conta da rivalidade com o Corinthians

A histórica rivalidade com o Corinthians fez com que o Santos inovasse na década de 90. Como? O clube inventou moda com os uniformes e lançou dois calções que ainda estão na memória do torcedor santista que viveu aquela época: um quadriculado e outro com estrelas.

Mas o que isso tem a ver com o Corinthians? Tudo. O calção foi criado justamente para evitar que o time santista, quando visitante, usasse o short preto, o que, somado a camisa branca, deixaria o uniforme muito parecido com o do arquirrival.

Veio, então, a ideia de criar calções diferenciados para os jogos fora de casa. O primeiro deles era quadriculado, em preto e branco. "Brincavam que era o calção Fórmula 1", recorda José Paulo Fernandes, diretor de futebol do Santos na época, em entrevista ao UOL Esporte.

"Começou um negócio interno no clube por conta da famosa rivalidade com o Corinthians, a troca do calção preto. Antigamente não tinha isso, jogavam os dois com o mesmo calção e não tinha problema. Mas depois dava confusão, e se criou essa história", acrescenta.

Com calções quadriculados, time do Santos comemora gol sobre o União São João em Araras, em 1996 - Dermanio de Lima / Folha Imagem - Dermanio de Lima / Folha Imagem
Time do Santos comemora gol sobre o União São João em Araras, em 1996
Imagem: Dermanio de Lima / Folha Imagem

Segundo o ex-dirigente, a ideia dos modelos partiu do departamento de marketing da fornecedora de material esportivo do Peixe na época (Rhumell), e foi aceita pela diretoria.

"Partiu do departamento de marketing, e o Samir [Jorge Abdul-Hak, ex-presidente do Santos] embarcou nessa. Não foi criado no Santos. Jamais passaria na cabeça de qualquer cara do futebol fazer uma coisa dessas [risos]", completa.

Os ousados calções tiveram grandes momentos na história santista. O traje com estrelas, por exemplo, foi utilizado na memorável decisão do Torneio Rio-São Paulo de 1997, contra o Flamengo, diante de mais de 70 mil pessoas no Maracanã. O time então comandado por Vanderlei Luxemburgo empatou por 2 a 2 e levou a taça, uma vez que havia vencido o jogo de ida, no Morumbi, por 2 a 1.

Já o calção quadriculado esteve presente, por exemplo, na histórica goleada por 8 a 2 sobre o União São João, em Araras, em 6 de abril, pelo Campeonato Paulista de 1996.

Santos