Topo

Roger Machado se posiciona contra volta do futebol: 'Não vejo espaço'

Roger Machado durante entrevista no novo CT do Bahia, em Salvador - Darío Guimarães Neto/UOL
Roger Machado durante entrevista no novo CT do Bahia, em Salvador Imagem: Darío Guimarães Neto/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/06/2020 22h27

Treinador do Bahia, Roger Machado acredita que ainda não é o momento para o retorno do futebol no Brasil. Apesar das ações visando à volta das atividades de maneira gradual, o técnico acredita que não há espaço para isso no país.

"Pessoalmente, não acho que há espaço neste momento para o retorno do futebol no Brasil. Nós paramos o Campeonato Baiano quando havia dez mortes e nós já passamos de 40 mil mortes. Entendo a pressão pelo retorno do esporte, mas é o momento para refletirmos sobre isso", disse o treinador em entrevista ao Troca de Passes, do SporTV.

Racismo no futebol brasileiro

Roger Machado ainda falou sobre o racismo no futebol brasileiro. O treinador ressaltou que apesar de os negros serem maioria enquanto jogadores de futebol, eles não são bem aceitos nos cargos de gestão, como o de técnico.

"A gente precisa abordar o racismo de uma forma mais profunda. O futebol representa, amplifica e simboliza nossa construção social. Já é difícil para os atletas ascender profissionalmente, na hierarquia da pirâmide social. É difícil ascender aos espaços de poder. Aos olhos de quem ocupa esses espaços, todos viemos da mesma classe social. (...) Enquanto atletas, somos maioria, mas quando vamos ascender aos cargos de gestão, como treinador, viramos minoria", complementou.