PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar prevê prejuízo a times paulistas em volta: "Outros já treinam"

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 04h00

Classificação e Jogos

O adiamento da autorização do governo de São Paulo para retomada de treinamentos dos times de futebol agitou o noticiário neste feriado. Segundo Mauro Cezar Pereira, a demora pode causar uma defasagem física e técnica em relação a times de outros Estados. O blogueiro do UOL Esporte deu seus pitacos no "Fala, Maurão", vídeo gravado todas as quintas-feiras e publicados no Facebook, no Instagram e no Twitter do UOL Esporte.

"Os times de São Paulo, demorando a voltar aos treinamentos, vão sim ficar defasados física e tecnicamente em relação aos times de outros Estados. Os gaúchos treinam há mais de um mês, o Flamengo treina há quase um mês, os mineiros também, os paranaenses começaram uma semana depois do Flamengo, o Fortaleza... Vários times da Primeira Divisão que já treinam há algum tempo. Essa longa paralisação pode gerar uma atrofia técnica, uma atrofia física nos atletas. Imagine um goleiro que não dá um salto para fazer uma defesa, nem em treinamento, há 90 dias? Tempo de bola, reflexo, tudo enferrujado... Isso para citar uma posição apenas", opina o jornalista.

De acordo com Mauro Cezar, há possibilidade de fazer retomada em segurança: "Se todo mundo for testado e o protocolo for bem executado, o time pode treinar com uma boa margem de segurança. Falo isso com base no que tem acontecido na Europa e até aqui no Brasil, no Flamengo, por exemplo, que não tem registrado novos casos. Com cuidado, atenção, seguindo regiamente as regras, me parece que é possível."

"Claro que a curva tem subido no Brasil, por isso defendo a seguinte tese: jogadores confinados. Testou todo mundo, todo mundo negativo, você fica ali dez, 15 dias treinando, ninguém entra, ninguém sai. Depois sai, joga, volta, testa. Na folga vê a família, volta, testa de novo. E por aí vai. Se isso não for feito vai sufocar a indústria do futebol."

O blogueiro ainda comentou no "Fala, Maurão" sobre o final de mandato "sem rumo" de Andrés Sanchez no Corinthians e o mercado do zagueiro Thiago Silva no futebol europeu. Veja a íntegra no vídeo acima.

Futebol