Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Sonho da casa própria para clubes brasileiros estrepou muita gente

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 04h00

O Atlético-MG está com sua arena em construção, com a previsão de que esteja pronta no fim de 2022, podendo se tornar uma importante fonte de arrecadação para o clube que apresentou dívidas no balanço financeiro mais recente. Mas o histórico recente do futebol brasileiro mostra que nem sempre o projeto de um novo estádio é bem-sucedido.

No podcast Posse de Bola #36, o jornalista Arnaldo Ribeiro alerta para o caso do Corinthians, que hoje tem uma alta dívida relacionada ao seu estádio, embora clubes como o Palmeiras e o Athletico-PR tenham conseguido êxito com seus projetos.

"Esse sonho da casa própria com clubes brasileiros já estrepou tanta gente, o Flamengo quase entrou, o Corinthians entrou, o Atlético-MG está querendo entrar e você tem lá Belo Horizonte, tem três times e tem dois estádios, um com uma capacidade maior, um com uma capacidade menor. Olha, eu acho bem arriscado para dizer o mínimo, bem arriscado", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 1:11:08).

Juca Kfouri opina que seria mais seguro ao clube mineiro fazer como foi o projeto do Athletico-PR com sua arena, deixando de gastar tanto em relação ao time para colocar em prática o seu novo estádio, coisa que o Atlético-MG não parece disposto, já que segue no mercado da bola em busca de contratações a pedido do técnico Jorge Sampaoli.

"Procura-se reproduzir a experiência do Athletico-PR, esquecendo que o Athletico-PR pôde fazer tudo o que fez, e é digno de aplausos, porque tinha uma rivalidade ali com o Coritiba, lá no Sul do Brasil. Sem grandes pretensões iniciais de ser protagonista do futebol brasileiro, era um projeto a longo prazo, que pôde ser feito. O Atlético-MG não, porque é da mão para a boca o tempo todo, tem que ser campeão, tem que ser campeão, e aí se desvia. Eu fico muito preocupado", completa Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.