Topo

Palmeiras

Palmeiras perdeu Luxa para Fla em 95 e viu hiato de títulos na era Parmalat

Luxemburgo na chegada ao Palmeiras, em abril de 1993 - Eder Chiodetto/Folhapress
Luxemburgo na chegada ao Palmeiras, em abril de 1993 Imagem: Eder Chiodetto/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 04h00

O Palmeiras viveu uma época de glórias no começo dos anos 1990, com a conquista de títulos importantes, como o bicampeonato brasileiro e o bi estadual em 1993 e 1994. A retomada fulminante à rota de títulos, porém, sofreu um baque na temporada 1995, marcada pela saída de Vanderlei Luxemburgo rumo ao Flamengo.

Campeão brasileiro em dezembro de 1994, o Palmeiras viu o treinador acertar com clube carioca na sequência, antes mesmo de o Rubro-Negro contratar Romário, Edmundo e Branco para o ano do centenário. Por outro lado, os paulistas optaram por Valdir Espinosa na busca pelo tri paulista.

Nenhuma das apostas deu certo. O Palmeiras demitiu Espinosa ainda em maio, após uma derrota por 3 a 1 para o Santos na Vila Belmiro. O clube trouxe Carlos Alberto Silva para a vaga, mas a opção também não surtiu efeito. O time chegou à final do Paulistão, mas perdeu para o Corinthians. O Grêmio se tornou o algoz na Copa do Brasil e na Libertadores.

De volta ao Flamengo depois de uma rápida passagem em 1991, Luxemburgo não conseguiu levar o time nem mesmo à conquista do Campeonato Carioca. Na decisão, os rubro-negros foram derrotados pelo Fluminense de Renato Gaúcho. Foi a senha para a demissão do treinador, que acertou com o Paraná Clube na sequência.

Mas Carlos Alberto Silva também foi demitido quase três meses depois do vice estadual, já no fim de outubro de 1995. E a diretoria optou pelo retorno de Luxemburgo apenas dez meses depois da saída. Os frutos foram colhidos no ano seguinte.

Com contratações importantes, como Djalminha, Müller e Luizão, além da manutenção de Rivaldo, o Palmeiras sobrou no Estadual, na melhor campanha da era profissional e um ataque fulminante de 102 gols. Na Copa do Brasil, porém, o time perdeu a final para o Cruzeiro, em pleno Palestra Itália. Luxemburgo foi mantido no cargo até o fim da temporada. No Brasileirão, foi novamente eliminado pelo Grêmio.

Palmeiras