Topo

Inglês - 2019/2020

Campeonato Inglês vai permitir 'Black Lives Matter' e atletas ajoelhados

Atletas do Arsenal foram alguns dos vários esportistas que protestaram contra racismo - David Price/Arsenal FC via Getty Images
Atletas do Arsenal foram alguns dos vários esportistas que protestaram contra racismo Imagem: David Price/Arsenal FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 14h56

A organização do Campeonato Inglês informou, na tarde de hoje, que vai apoiar as manifestações dos jogadores durante as partidas contra o racismo. A decisão ocorreu após uma reunião realizada ontem.

Em nota oficial, o site da competição afirmou que "a Premier League está ao lado de jogadores, clubes e todos aqueles que se opõem à discriminação de qualquer forma".

Com isto, o termo "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam"), que ganhou força após a morte de George Floyd, será utilizado no lugar dos nomes estampados nas camisas de todos os jogadores dos 20 times da competição.

Também foi aceito pela organização que os atletas se ajoelhem antes ou durante os jogos, em mais uma referência contra a violência policial aos negros.

Homenagens nas camisas

Outra "mudança" em relação aos jogos que antecederam a pausa forçada faz alusão ao coronavírus.

A partir de agora, o distintivo do NHS (Serviço Nacional de Saúde) marcará presença em todas as camisas dos atletas, em uma homenagem aos profissionais de saúde que atuaram - e ainda atuam - no combate à pandemia.

No Reino Unido, um dos países mais atingidos pelo coronavírus, mais de 40 mil pessoas perderam a vida em decorrência da covid-19 até o momento.

Protestos tomaram conta do futebol

Nas últimas semanas, atletas do Campeonato Alemão protestaram durante as partidas contra o racismo estrutural. Já as equipes inglesas, como Arsenal e Chelsea, manifestaram-se durante treinamentos.

No exterior, atletas como Boateng, Sancho e Sterling se posicionaram sobre o assunto. No Brasil, Daniel Alves, Grafite, Bruno Henrique e Everton Ribeiro seguiram os mesmos passos.

A próxima rodada do Campeonato Inglês terá início no próximo dia 19 (sexta-feira), tendo confrontos como Tottenham x Manchester United e Everton x Liverpool.