Topo

Inglês - 2019/2020

Atleta do Crystal Palace promete protestar durante hino na volta do Inglês

Patrick van Aanholt, do Crystal Palace, promete protestar contra o racismo em partida do Campeonato Inglês - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Patrick van Aanholt, do Crystal Palace, promete protestar contra o racismo em partida do Campeonato Inglês Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 18h21

Patrick van Aanholt, zagueiro do Crystal Palace, comentou o assassinato de George Floyd, homem afro-americano morto pela polícia estadunidense, em entrevista publicada hoje pelo site "Sky Sports". Ele diz que está pronto para protestar ajoelhando-se durante o hino da Inglaterra e se questiona como o racismo ainda é uma conversa necessária em 2020.

"Estou preparado para ajoelhar em protesto, 100%. Eles fizeram na Alemanha e as equipes da liga inglesa fizeram nos treinos. Temos uma plataforma e, como um esporte global, precisamos nos unir", disse Patrick, definindo seu gesto para a partida entre Crystal Palace e Bournemouth, no próximo dia 20, confronto que marca o retorno do Campeonato Inglês após a pausa implementada para conter a pandemia de coronavírus.

Perguntado sobre como vê os protestos antirracistas que têm ocorrido no mundo todo, ele diz gostar da união das pessoas, especialmente em um cenário que o deixou tão triste e machucado:

"É bom ver tanta união das pessoas pretas e brancas. É bom receber tanto amor e apoio. [...] Não vou mentir, fiquei muito triste [com o assassinato de Floyd]. Pensar que isso ainda está acontecendo em 2020 é uma loucura. Por que o racismo ainda é uma conversa em 2020? Nós somos todos um. Isso me machuca, me incomoda."

Patrick também conta que tem escutado muitas perguntas de brancos sobre como ajudar e diz que a chave é que as pessoas pesquisem mais:

"Todo mundo tem [falado sobre o racismo], não apenas os jogadores. O técnico tem... todo o clube. Os jogadores brancos estão perguntando ... como podemos ajudar? [...] Ao ler mais e enchergar mais, você entende e faz mais. É bom estarmos todos juntos agora, nos unindo e vendo quão sério isso é."