Topo

OPINIÃO

Mauro: Atleticanos pés no chão se preocupam que o time possa "cruzeirar"

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 09h07

O Atlético-MG apresentou na última semana o seu balanço financeiro, que aponta problemas para o clube, que segue tentando contratações a pedido do técnico argentino Jorge Sampaoli visando formar um time competitivo para o Campeonato Brasileiro.

No podcast Posse de Bola #36, o jornalista Mauro Cezar Pereira afirma que a situação do clube mineiro é perigosa e há o risco de que ele venha a ter os mesmos problemas financeiros que o maior rival, o Cruzeiro, rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e com uma série de questões a serem resolvidas pelo novo presidente.

"O Atlético-MG de novo partindo para aquilo que os cartolas há décadas chamam de engenharia financeira, que nada mais é do que contratar sem dinheiro para ver depois o que acontece, o Atlético-MG sempre usa esse argumento de que tem lá os apoiadores, a MRV, BMG e tal, mas evidentemente a gente sabe que isso significa mais endividamento, a não ser que aconteçam doações e geralmente não é assim", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 1:01:10).

"É bem nítido que a preocupação dos atleticanos mais pés no chão de que o Galo venha a 'cruzeirar', ela é absolutamente pertinente, lembrando que o Atlético-MG está levando também a obra do estádio que deve ficar pronto em 2022, que é um dinheiro arrecadado com a venda de 50% de um shopping no qual o Atlético-MG é dono em Belo Horizonte e esse dinheiro pode viabilizar o estádio, a MRV vai bancar o naming right e tal, só que vai precisar de dinheiro, vai ter que vender cadeiras, é uma tarefa tremenda", completa o jornalista.

Mauro reforça que a montagem do time com as peças pedidas por Sampaoli e contratados por Alexandre Mattos podem dar resultado a curto prazo, mas o reflexo desse investimento na atual situação financeira pode ser visto pelos torcedores em um futuro próximo.

"O balanço do Atlético-MG realmente mostra que a situação é preocupante, o Atlético-MG está realmente seguindo um caminho bem perigoso, talvez forme um bom time, talvez deixe a sua torcida feliz, lembrando que o Galo só joga o Campeonato Brasileiro, já está fora de todas as competições, exceto o Mineiro, que daqui a pouco volta e termina, não tem Copa do Brasil, não tem Sul-Americana, ele já foi eliminado das duas, mas é um cenário que é para ficar bem preocupado realmente com a possibilidade de o Atlético-MG entrar aí num caminho bem perigoso", conclui Mauro.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.