Topo

Itália define nove times promovidos da 4ª divisão após encerrar competição

Penúltimo colocado na primeira divisão em 2017, Palermo foi promovido à terceira divisão; Serie D foi encerrada diante da pandemia do coronavírus - SSD Palermo/Divulgação
Penúltimo colocado na primeira divisão em 2017, Palermo foi promovido à terceira divisão; Serie D foi encerrada diante da pandemia do coronavírus Imagem: SSD Palermo/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 16h19

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) definiu hoje que nove times serão promovidos da quarta divisão para a terceira divisão do Campeonato Italiano. Entre eles, o Palermo, que disputou a primeira divisão até a temporada 2016/2017.

A temporada 2019/2020 da quarta divisão do Campeonato Italiana foi suspensa em março por causa da pandemia do novo coronavírus. Em maio, dirigentes da Liga Nacional Amadora (LND) propuseram que os líderes de cada um dos nove grupos da primeira fase, regional, fossem promovidos.

A medida foi aprovada hoje pelo Conselho Federal da FIGC. Assim, sobem para a disputa da Serie C 2020/2021 os seguintes clubes: Lucchese (Grupo A), Pro Sesto (Grupo B), Campodarsego (Grupo C), Mantova (Grupo D), Grosseto (Grupo E), Matelica (Grupo F), Turris (Grupo G), Bitonto (Grupo H) e Palermo (Grupo I).

Penúltimo colocado do Campeonato Italiano na temporada 2016/2017, o Palermo foi o 11º colocado da segunda divisão local na temporada 2018/2019, mas acabou excluído do futebol profissional frente às dívidas que tinha e acabou jogado para a Serie D - a quarta divisão local, considerado o máximo nível do futebol amador da Itália. Diante disso, mudou de nome: de Unione Sportiva Palermo para Società Sportiva Dilettantistica Palermo.

"Sair da Serie D no menor tempo possível era nosso primeiro objetivo", disse Dario Mirri, presidente do Palermo, segundo o jornal Gazzetta dello Sport. "A Serie D é uma competição cheia de dignidade e paixão, mas isso não tem nada a ver com os 120 anos de orgulho do clube", acrescentou.

Além disso, os quatro últimos colocados de cada um dos nove grupos, totalizando 36 equipes, foram rebaixados para a Eccellenza, a quinta divisão italiana.