Topo

"Fui pressionado a entregar Pablo Escobar", relembra ex-goleiro Higuita

Higuita, ex-goleiro da Colômbia - Getty Images
Higuita, ex-goleiro da Colômbia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 12h26

O ex-goleiro René Higuita relembrou a sua ligação com Pablo Escobar, uma passagem conturbada em sua vida, e disse que foi "pressionado a entregar" o narcotraficante.

Em entrevista ao programa "90 Minutos", da Fox Sports, na Argentina, o ex-jogador colombiano relatou que foi preso nos anos 1990 após ser acusado de participar do sequestro de uma menina organizado por Escobar e passou a ser perseguido.

"Eles me disseram: você está aqui pela lei 40 (lei antissequestro). Entregue Pablo Escobar e você não será acusado. (...) Quando essa perseguição a Pablo Escobar começa, eles começam a pegar todos os seus amigos. Eles me pressionaram a entregá-lo, mas eu não sabia de nada. Eu não era amigo dele. As autoridades sabiam que eu era inocente ", completou.

O colombiano visitava Escobar na prisão que o narcotraficante construiu para si no entorno de Medellín e já declarou em outras ocasiões que foi um "amigo leal" dele. Na entrevista ao canal esportivo, ele comentou que quando era criança, "Escobar iluminava os campos de futebol, e não tinha como não ficar agradecido por isso".

"Eles me colocaram em um helicóptero e me levaram a Bogotá (algemado) e isso não foi feito nem com o pior traficante de drogas", relembrou o ex-goleiro. Depois de nove meses preso, ele foi solto e a acusação retirada, vista "como um erro" da justiça, contou.

Ele reforçou que o episódio o prejudicou muito e ironizou a forma como foi tratato. "Se eu sair em uma foto com Álvaro Uribe Vélez (ex-presidente da Colômbia), vão dizer que sou político; se eu sair com os guerrilheiros, vão me chamar de guerrilheiro; se eu sair com Pablo Escobar, dirão que sou narcotraficante. Mas raramente, como sou religioso, dizem que sou o Papa ou católico".