Topo

Corinthians

Após promessa, Corinthians soma 12 anos sem jogar no Morumbi como mandante

Jogo entre São Paulo e Corinthians na temporada 2017, com o time alvinegro como visitante mo Morumbi - Miguel Schincariol/Getty Images
Jogo entre São Paulo e Corinthians na temporada 2017, com o time alvinegro como visitante mo Morumbi Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 04h00

Corinthians como mandante no Morumbi. Essa combinação está ausente do futebol brasileiro há exatos 12 anos, desde o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2008, contra o Sport. O afastamento corintiano do estádio do São Paulo está ligado a uma promessa feita por Andrés Sanchez no começo de 2009, quando venceu as eleições no clube alvinegro.

A declaração do mandatário aconteceu em meio a um imbróglio da divisão de ingressos para um clássico entre São Paulo e Corinthians, válido pelo Paulistão, que aconteceu no mesmo fim de semana da vitória de Andrés no pleito. Juvenal Juvêncio, então presidente do clube tricolor, reduziu a carga para corintianos a 10%. Foi a senha para uma ruptura.

Eleito, Andrés prometeu que o time alvinegro não voltaria ao Morumbi enquanto fosse presidente do clube alvinegro. A declaração foi dada minutos depois de vencer a eleição no Parque São Jorge. O time, então, deixaria de pagar aluguel ao São Paulo pelo espaço. No Pacaembu, o repasse era feito aos cofres públicos, pois o estádio é municipal.

"Enquanto eu for presidente, o Corinthians não joga mais no Morumbi. Não tem [determinação de] federação, CBF ou Conmebol. Pelos próximos três anos, o Corinthians não joga mais no Morumbi, a menos quando o São Paulo for o mandante, é claro", disse na ocasião.

Andrés ficou três anos no cargo e, na sequência, dois dirigentes do seu grupo político, Mario Gobbi Filho e Roberto de Andrade, assumiram o posto. André voltou à presidência do Corinthians no começo de 2018.

Neste período de 12 anos, o Corinthians jogou 22 vezes no Morumbi, sempre como visitante. Os dados foram obtidos no Almanaque do Timão. Foram 21 partidas contra o São Paulo e uma diante do Santos, em 2013.

O Corinthians tem uma rica história no Morumbi. Como mostrou um levantamento do UOL Esporte, o time alvinegro conquistou 14 títulos no estádio do São Paulo, incluindo o Paulistão de 1977, marcado pelo fim da fila, e as edições de 1990, 1998 e 1999 do Brasileirão.

No Pacaembu, onde o clube mandou a maior parte dos seus jogos entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2014, a equipe ergueu nove troféus. Três deles nesse período: Brasileirão 2011, Libertadores 2012 e Recopa 2013.

Desde maio de 2014, o time alvinegro atua na Arena Corinthians como mandante. Em pouco mais de seis anos, a equipe já disputou 200 jogos no local. Embora não tenha que pagar aluguel para ninguém, o clube não tem mais receita de bilheteria. Todo o montante é destinado ao fundo responsável pelo pagamento do estádio.

A reportagem procurou o presidente Andrés Sanchez para comentar o assunto, mas o dirigente não quis se manifestar.

Corinthians