PUBLICIDADE
Topo

Juca: "Câmara deve votar um projeto que retira direitos dos jogadores"

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 04h00

Enquanto os jogadores do futebol brasileiro seguem inativos devido à pandemia do novo coronavírus, os mesmos podem sofrer hoje (2) uma derrota na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, com o projeto de lei 2125/2020, que pede o congelamento por 12 meses das parcelas do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) e prevê ainda a redução de 50% do valor pago a atletas no caso de rescisão contratual unilateral com os clubes.

No podcast Posse de Bola #35, Juca Kfouri faz um alerta aos atletas profissionais sobre a tentativa de aprovar o projeto e cita o lobby de Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos clubes junto a deputados para a votação do projeto de autoria do deputado Arthur Maia (DEM-BA).

"Terça-feira deve ser votado na Câmara dos Deputados o projeto de lei do deputado Arthur Maia, do DEM, da Bahia, que cassa direitos dos jogadores nas multas contratuais. Aquele jogador que ganhar mais de R$ 12 mil, pode ter o contrato rescindido e a multa será de 50% apenas, e não de 100% como diz a legislação atual. O que é uma monstruosidade, porque retira direitos e não dá nada em troca. Não tem contrapartida", diz Juca Kfouri (disponível no vídeo acima a partir de 41:08).

"E os jogadores estão a tudo vendo. Provavelmente, não passa, porque é uma medida muito antipática e há resistência na Vâmara, mas o secretário menor da CBF está fazendo o maior lobby com as 27 federações [estaduais] e com os clubes para pressionar as bancadas estaduais. Então, os sindicatos de jogadores que acordem, porque é amanhã [hoje] na Câmara dos Deputados", completa Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol