Topo

Jornal põe 4 brasileiros na lista dos 20 piores negócios do futebol inglês

Kleberson posa ao lado de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo, na apresentação de ambos ao Manchester United - REUTERS/Paul Sanders
Kleberson posa ao lado de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo, na apresentação de ambos ao Manchester United Imagem: REUTERS/Paul Sanders

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 12h42

O que Jô, Kleberson, Afonso Alves e André Santos têm em comum? Os jogadores brasileiros entraram para a lista de 20 piores negócios da Premier League, a divisão principal do futebol inglês, feita pelo jornal Daily Mirror.

A lista trouxe principalmente contratações feitas por clubes como Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal. Jogadores que foram considerados grandes apostas, mas não vingaram nos times que defenderam. Quem lidera a lista é o português Bebé, contratado por 8 milhões de euros em 2010 pelo Manchester United junto ao Vitória de Guimarães.

Entre os quatro brasileiros, apenas Kleberson, contratado pelo United, está no top 10. Em 2003, o clube inglês pagou 8,5 milhões de libras pelo pentacampeão que jogava no Athletico-PR até se arrepender do negócio. Kleberson acabou vendido ao Besiktas por 2,5 milhões de libras, em 2005. Na sua passagem pelo United, jogou apenas 30 vezes.

Em 11º aparece o ex-Corinthiano Jô, que custou 18 milhões de libras, em 2009, ao Manchester City, um recorde para o clube na época. Em 21 jogos pela Premiere League em três temporadas, o atacante marcou um único gol.

Depois em 14º, aparece o jogador Afonso Alves, cujo desempenho ficou bem abaixo do esperado no Middlesbrough, que investiu 14 milhões de euros pelo atleta em 2008. Ele chegou a ganhar uma nova chance após um hat-trick contra o Manchester City, mas não conseguiu manter o pique. O time acabou caindo para a segunda divisão do futebol inglês.

O lateral-esquerdo André Santos encerra a participação brasileira na lista, na 16ª posição, pela sua passagem pelo Arsenal. Ele chegou ao clube em 2011, ficou duas temporadas. Jogou 23 partidas e marcou apenas dois gols.

Veja a lista completa abaixo:

1 - Bebé (Manchester United)

2 - Ali Dia (Southampton)

3 - Andy Carroll (Liverpool)

4 - Michael Owen (Newcastle)

5 - Adrian Mutu (Chelsea)

6 - Eliaquim Mangala (Manchester City)

7 - Andriy Shevchenko (Chelsea)

8 - Kleberson (Manchester United)

9 - Jack Rodwell (Sunderland)

10 - Tomas Brolin (Leeds)

11 - Jô (Manchester City)

12 - Roberto Soldado (Tottenham)

13 - Massimo Taibi (Manchester United)

14 - Afonso Alves (Middlesbrough)

15 - Andy van der Meyde (Everton)

16 - André Santos (Arsenal)

17 - Kostas Mitroglou (Fulham)

18 - Corrado Grabbi (Blackburn)

19 - Ricky Van Wolfswinkel (Norwich)

20 - Marco Boogers (West Ham)