Topo

Fluminense

Fred perde 7kg com mountain bike na fazenda e melhora forma em volta ao Flu

Fred se viciou em mountain bike e perdeu 7kg desde que começou o novo esporte - Divulgação
Fred se viciou em mountain bike e perdeu 7kg desde que começou o novo esporte Imagem: Divulgação

Bruno Braz e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/06/2020 04h00

Fred está de volta ao Fluminense. Se o ídolo pode acusar falta de ritmo de jogo, isso é esperado para qualquer jogador que se reapresente às Laranjeiras, dada a prolongada pausa causada pelo novo coronavírus. Agora, isso não quer dizer que ele esteja fora de forma. O centroavante estava se preparando sua fazenda, em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Ao lado do preparador físico Jefferson Souza, o jogador tem feito os exercícios tradicionais da profissão, mas também foi além.

A partir de uma ideia do preparador, Fred começou a praticar mountain bike em trilhas, estradas de barros e montanhas. Apaixonado pelo esporte, ele já chegou a pedalar mais de 300 quilômetros em apenas uma semana. O desafio trouxe grandes resultados para o corpo do centroavante, que já emagreceu sete quilos e alcançou um percentual de gordura de 10,2.

"Esse período de treinamento na pandemia eu tenho puxado um pouco mais. Porque a gente não sabe quando que o futebol vai voltar. Então temos que estar nos preparando dia a dia. Estou exigindo demais do Fred", disse o preparador físico Jefferson Souza. "De segunda a sábado treinamento pesado e no domingo dou uma folga, para dar uma zerada. Tem feito muito trabalho de força, muito exercício específico para chegar o mais perto da realidade dele. Não pode usar campo, mas na fazenda tem espaço legal para fazer tudo. Tem grama, quadra de areia. E o que a gente tem feito muito é a bike, que me ajuda na resistência, força e aeróbico."

"Foi uma ideia minha para diversificar os treinamentos na fazenda e não ficar monótono apenas com trabalhos físicos e bola. Eu já pedalava, e ele tinha as bicicletas normais. Agora estamos com umas mais apropriadas, e ele está viciado. A vantagem é que vai ajudar em relação à resistência muscular e é um trabalho aeróbico formidável. O mínimo de uma pedalada é de três, quatro horas, no mínimo. Já fizemos umas quatro atividades de mais de 100 quilômetros cada. Ele está bem fisicamente e vai agregar no futebol", completou o profissional responsável por preparar Fred durante a pandemia.

Segundo Jefferson, o grande objetivo de Fred é retomar o corpo que tinha em 2012, quando foi o grande destaque do Fluminense na conquista do tetracampeonato brasileiro. O preparador lembra que o jogador estava com forma não condizente com a de uma atleta profissional no início da pandemia, mas que mudou a rotina e focou em perder peso.

"Essa semana fizemos o percentual de gordura e estava com 88 quilos e percentual de gordura de 10,2. Quando começamos a treinar e nos reunimos, ele estava com 95 quilos. Está em uma decrescente. Dispensa elogios pela entrega. Atleta que comprou a ideia de estar bem. Ele quer render o que ele sabe que é capaz", afirmou.

E se você tiver uma visita marcada com Fred em sua fazenda é preciso estar em alerta. A partir do momento que alguém pisa no local será convidado para participar de aulas em grupo com o jogador e seu preparador.

"Quando ele recebe visita na fazenda, a gente prepara um 'aulão' e todo mundo participa. Não é sempre, mas sempre que tem alguém lá precisa ralar junto com a gente. Ir pra ficar na fazenda só comendo, tomando suco e refrigerante, ganha uns cinco quilos fácil", completou.

Fluminense