Topo

Paraguai retomará treinos de times em junho; jogos podem voltar em julho

Clubes têm passado por inspeções sanitárias da Associação Paraguaia de Futebol - APF/Divulgação
Clubes têm passado por inspeções sanitárias da Associação Paraguaia de Futebol Imagem: APF/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 19h16

O futebol paraguaio, paralisado desde o começo de março em decorrência do novo coronavírus, deverá retomar suas atividades já a partir do mês que vem. De acordo com a Associação Paraguaia de Futebol (APF), a retomada dos treinos individuais das equipes profissionais está marcada para 10 de junho.

As datas foram discutidas hoje em reunião presencial entre o presidente da APF, Robert Harrison, e autoridades sanitárias e esportivas. O jornal ABC afirma que jogos oficiais podem voltar a partir de 17 de julho, "desde que os números da pandemia sejam favoráveis".

Com testes e início de quarentena domiciliar dos jogadores marcados para os dias 5, 6 e 7 de junho, os atletas devem iniciar treinos em grupos reduzidos no dia 16. Seis dias depois, a expectativa é de recomeçar os treinos coletivos.

"Acreditamos que o torneio Apertura pode se desenvolver de maneira normal, como estava previsto. Temos prevista a realização do Clausura com outro formato", informou Harrison em entrevista coletiva da hoje. "Os estádios estão, em sua maioria, em condições para treinamentos e jogos oficiais", acrescentou.

Ontem, "com vistas ao retorno seguro do futebol", a APF divulgou nota para anunciar a realização inspeções sanitárias realizadas nas dependências dos clubes da primeira divisão local para avaliar se são cumpridos os "requisitos do Protocolo de Saúde, sujeito à aprovação do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social".

Os últimos jogos do torneio Apertura da primeira divisão paraguaia foram realizadas em 8 de março, pela oitava rodada da competição, com dois empates: Sportivo San Lorenzo 1 x 1 Guairena e Olimpia 1 x 1 River Plate.

Até aqui, o Libertad lidera a competição, com 19 pontos em oito jogos. Olimpia (15 pontos) e Nacional (14) vêm logo atrás.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, o Paraguai registrou 900 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 402 pacientes recuperados e 11 óbitos decorrentes da covid-19.