Topo

OPINIÃO

Mauro: "Chance de o Cruzeiro não subir com 12 pontos negativos é real"

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 04h00

O Cruzeiro segue acumulando novos problemas depois da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro e recebeu a notícia da perda de seis pontos na tabela da competição deste ano como punição da Fifa devido à falta de pagamento pelo empréstimo do volante Denílson, em 2016. Somado a isso, a Raposa ainda pode sofrer uma nova punição em relação ao atacante Willian, hoje no Palmeiras.

No podcast Posse de Bola #34, o jornalista Mauro Cezar Pereira analisa a situação do clube mineiro e o risco de não conseguir subir de volta para a Série A no caso da perda de mais seis pontos, comparando em relação a outros clubes grandes que subiram da segunda divisão depois de terem caído desde que ambas as divisões são disputadas em pontos corridos.

"Eu fiz um levantamento e também publiquei no meu blog no UOL Esporte. Se você olhar para todos os times campeões de Série A que jogaram a Série B em pontos corridos, só três subiriam mesmo tirando 12 pontos: o Corinthians de 2008, o Vasco de 2009 e o Palmeiras de 2013. Esses três subiriam mesmo com 12 pontos debitados. O Corinthians seria campeão da segunda divisão de qualquer forma, teve a vantagem superior a 12 pontos em relação aos demais. O Vasco e o Palmeiras cairiam na tabela, foram também vencedores da segunda divisão, mas ficariam entre os quatro e subiriam da mesma forma", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 45:02).

"Os demais, todos eles não conseguiriam o acesso. Isso deixa bem claro que o risco de o Cruzeiro não subir com 12 pontos negativos é real, é bem razoável até se você pensar que o clube passa por problemas financeiros. Não sei se vai conseguir pagar salários em dia, tem elenco caro, um elenco em CLT, a folha de pagamento seria a sétima se fosse da Série A, ou seja, é um elenco caro demais ainda para a segunda divisão, não conseguiram reduzir drasticamente como seria o ideal o custo mensal desse elenco. Ainda é um elenco muito salgado para um clube com tantos problemas", completa o jornalista.

Além de ver o risco de o clube não conseguir subir para a Série A, Mauro Cezar também considera possibilidades ainda piores para o clube que jamais havia caído para a Série B até o Brasileirão de 2019.

"Onde vai parar o Cruzeiro? Pode parar lá na Série B e ficar um tempo, como o Coritiba ficou dois anos, sem ter pontos descontados. E pode até acontecer pior, entrar numa crise e parar na Série C, como foi o Fluminense. É difícil prever o que pode acontecer com o Cruzeiro. Vai acabar? Não, não vai acabar. No Brasil clube não vai à falência, ainda mais clube com torcida, com história, ele vai ficando de um jeito ou de outro", diz Mauro Cezar.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.