Topo

Campeonatos

La Liga


Clubes espanhóis iniciam nova fase com treinos em grupos de 14 jogadores

Messi nas atividades de hoje no Barcelona - Reprodução / Instagram
Messi nas atividades de hoje no Barcelona Imagem: Reprodução / Instagram

Da AP

25/05/2020 10h50

Os clubes do Campeonato Espanhol agora podem treinar com grupos de até 14 jogadores, com a liga planejando retomar a competição em menos de três semanas.

Apenas 10 jogadores foram autorizados a treinar em grupo na última semana devido a restrições de confinamento que estão sendo gradualmente suspensas em todo o país, no qual mais de 30 mil pessoas morreram com a covid-19.

As sessões de treinamento em grupo fazem parte da penúltima fase antes que as equipes possam ser consideradas prontas para retornar à competição. Espera-se que sessões com o elenco completo comecem na próxima semana, dependendo de como a pandemia de coronavírus progrida.

"Passamos por momentos muito difíceis e complicados durante esta pandemia e não queremos pular a arma ", disse o presidente da liga espanhola Javier Tebas no final do domingo em sua entrevista semanal com a emissora Movistar.

Tebas disse que a competição pode ser retomada sem torcida no dia 11 de junho - uma quinta-feira - com o clássico de Sevilha. Ele disse que o popular jogo da primeira divisão entre os rivais Sevilla e Real Betis seria uma boa maneira de marcar o retorno à competição e "homenagear aqueles que perderam a vida" durante a pandemia na Espanha.

Tebas disse que continua impossível garantir a data de início de 11 de junho, porque a decisão depende, em última análise, do progresso da pandemia e das fases de treinamento. Isso levaria quase três meses depois que o futebol parou na Espanha e na maior parte da Europa.

"Precisamos alinhar as fases, nos reunir com a federação espanhola de futebol e o conselho esportivo espanhol para finalizar tudo", disse ele.

Tebas disse que o cronograma das quatro primeiras rodadas após o retorno da liga deve ser anunciado no início de junho, com todos os jogos ocorrendo em estádios vazios.