Topo

Clubes argentinos ganham acesso a programa emergencial contra pandemia

Imagem ilustra bola de futebol com máscara durante a pandemia de coronavírus - Visionhaus/Getty Images
Imagem ilustra bola de futebol com máscara durante a pandemia de coronavírus Imagem: Visionhaus/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

25/05/2020 12h04

Os clubes esportivos argentinos foram incluídos em um programa de assistência de emergência do governo e terão benefícios para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

A inclusão foi confirmada em publicação no Diário Oficial de hoje. O acesso ao programa será possível aos clubes que desenvolvem diferentes tipos de disciplina esportiva.

De acordo com o diário Olé, a decisão foi tomada levando em conta a importância do trabalho social das instituições esportivas e, por serem espaços de recreação, necessitam de uma contribuição vital para sua manutenção durante a crise.

"Muitos clubes oferecem acomodação para pessoas em situação de rua e instalaram numerosos leitos para receber pacientes da covid-19 que precisam de isolamento. Assim, eles se posicionam como importantes parceiros do Estado na preservação da saúde e bem-estar da população", disse o comitê econômico argentino.

Programa de Assistência de Emergência ao Trabalho e Produção foi criado para empregadores e trabalhadores afetados pela pandemia na Argentina.

O programa permite, entre outras medidas, o adiamento ou a redução de até 95% do pagamento de contribuições do empregador ao Sistema Integrado de Previdência Social da Argentina. Para que as empresas possam ser beneficiadas, precisam comprovar que suas atividades econômicas foram afetadas pela pandemia e pela determinação da quarentena obrigatória.

*Com informações da Agência Brasil