Topo

Palmeiras

Como Luxa virou o único campeão estadual pelo Palmeiras nos últimos 44 anos

Vanderlei Luxemburgo comanda treino do Palmeiras nos Estados Unidos - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Vanderlei Luxemburgo comanda treino do Palmeiras nos Estados Unidos Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/05/2020 04h00

De volta ao Palmeiras desde o começo do ano para a sua quinta passagem pelo clube, Vanderlei Luxemburgo ostenta a marca de ser o único treinador campeão estadual com o time alviverde nos últimos 44 anos.

Depois de ser conquistar o título do Paulistão de 1976, o Palmeiras só voltou a erguer a taça do campeonato estadual em quatro oportunidades, todas com Luxemburgo no comando da equipe. Isso aconteceu em 1993, 1994, 1996 e 2008.

O Palmeiras enfrenta atualmente um jejum de 12 anos sem títulos paulista, como aconteceu no fim da década de 1990 e a maior parte dos anos 2000, entre 1996 e 2008. Ainda há a maior seca da história do clube: 17 anos, em que não ganhou um título sequer.

Luxemburgo chegou ao Palmeiras em abril de 1993, após a saída de Otacílio Gonçalves, que havia levado o time alviverde ao vice paulista no ano anterior, já com o aporte da Parmalat — a equipe também chegou à final da edição 1986, com Carbone no comando, mas acabou derrotada pela Inter de Limeira.

Em menos de dois meses, Luxemburgo levou o Palmeiras à liderança da fase de grupo e, no quadrangular final, viu o time ter 100% de aproveitamento na busca por uma vaga na final. Na decisão contra o Corinthians, apesar do susto com a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, os palmeirenses venceram por 4 a 0.

O título de 1994 foi mais tranquilo, conquistado em um campeonato de pontos corridos, como havia acontecido em 1976. A equipe de Luxemburgo terminou o torneio com seis pontos de vantagem para o São Paulo.

Luxa - Eder Chiodetto/Folhapress - Eder Chiodetto/Folhapress
Luxemburgo chegou ao Palmeiras em abril de 1993 para sua primeira passagem pelo clube e conquistou o Paulista em junho
Imagem: Eder Chiodetto/Folhapress

Dois anos depois, sob a mesma fórmula, o Palmeiras sagrou-se campeão novamente. A diferença para o time são-paulino, novamente vice, atingiu 28 pontos. A equipe de Luxemburgo, na ocasião, registrou a melhor campanha no estadual em toda era do profissionalismo: foram 27 vitórias em 30 jogos e 102 gols marcados.

Luxemburgo deixou o clube naquele mesmo ano e só voltou em 2002, para uma passagem sem títulos. Seis anos depois, retornou ao Palmeiras e pôs fim à fila de 12 anos sem conquistas no Estadual. Naquela temporada, o Palmeiras derrotou o São Paulo na semifinal e bateu a Ponte Preta na decisão.

Desde então, o Palmeiras não conseguiu retomar a rota de títulos no Paulistão. O time alviverde chegou perto de ser campeão em 2015 e 2018, mas foi derrotado na final por Santos e Corinthians, respectivamente.

Nos últimos 44 anos, o Palmeiras, com quatro títulos paulista, viu seus rivais sobrarem na competição. O Corinthians ergueu a taça 15 vezes. O São Paulo, dez. O Santos se sagrou campeão em nove oportunidades.

Antes da paralisação da atual edição do Estadual, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Palmeiras estava com a classificação às quartas de final encaminhada. O time é o segundo colocado do Grupo B, com 19 pontos, mesmo número do Santo André, que fica à frente por ter mais vitórias.

Palmeiras