Topo

OPINIÃO

Mauro: "Não pode achar que como funcionou na Alemanha, vai funcionar aqui"

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 04h00

O retorno do Campeonato Alemão, no último fim de semana, marcou a primeira grande liga do futebol mundial a ter jogos desde a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. Na Alemanha, os jogos não tiveram torcida e os jogadores precisaram seguir protocolos de segurança, como os reservas que ficaram sentados distantes entre eles no banco de reservas.

No podcast Posse de Bola #33, Mauro Cezar Pereira analisou a volta do futebol na Alemanha como positiva, mas fez uma comparação em relação ao Brasil e apontou que o resultado na liga alemã não quer dizer que um retorno nos mesmos moldes daria certo no Brasil, já que a abordagem de cada país em relação à Covid-19 foi diferente. E ele acrescenta que no momento em que algum jogador testar positivo, haverá uma repercussão muito grande.

"Na Alemanha a curva está caindo, só desce praticamente. Pode ter um diazinho que sobe um pouquinho, mas continua diminuindo o número, na Argentina também. Na Argentina, inclusive, a maior parte das províncias argentinas já começam a retomar a vida, porque o vírus lá foi contido. Agora, alguém vai ter que voltar a jogar ou tentar jogar, está acontecendo na Alemanha, me parece o país europeu mais indicado para isso por uma série de razões, não só pelas estatísticas, pela forma como soube lidar com o caso, por ter uma chefe de Estado de verdade e tudo mais, mas porque eles são muito metódicos e organizados", diz Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 1:12:11).

"É óbvio que não pode achar que porque funcionou lá vai funcionar aqui porque são realidades distintas, aqui a tal da curva só sobe, lá a curva desceu e a coisa parece mais controlada. Agora, o que me incomoda antecipadamente é isso, quando aparecer um jogador da Bundesliga com o vírus vai ser uma barulheira", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.