Topo

No aniversário de Pirlo, reveja cobranças de falta, golaços e assistências

Pirlo comemora após marcar para a Juventus na partida contra a Fiorentina, pela Liga Europa - REUTERS/Giampiero Sposito
Pirlo comemora após marcar para a Juventus na partida contra a Fiorentina, pela Liga Europa Imagem: REUTERS/Giampiero Sposito

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 04h00

Em 19 de maio de 1979, nascia em Flero, província de Brescia, italiano Andrea Pirlo. O habilidoso meia de destacou jogando por Brescia, Reggina, Milan, Inter de Milão, Juventus e New York City, além de ter disputado mais de 100 jogos pela seleção italiana e ter conquistado a Copa do Mundo de 2006. No 41º aniversário do craque, o UOL Esporte relembra um pouco de sua trajetória.

Brescia

Em 1995, Pirlo iniciou sua carreira como profissional no modesto Brescia com 16 anos. Foram três anos jogando pelo time, tendo se destacado na campanha que garantiu ao time a volta à Série A da Itália. Ao todo, Pirlo atuou em 59 partidas, fez seis gols e uma assistência. Em 2001, ele voltou a jogar na equipe após um empréstimo, mas ficou apenas uma temporada.

Internazionale

O jogador chegou na Inter de Milão em 1998, jogando ao lado de craques como Ronaldo. Em sua passagem pelo clube, não obteve tanto sucesso, foram 40 jogos e um assistência. Ele foi emprestado durante dois anos ao Reggina e um ano ao Brescia.

Milan

Pirlo foi anunciado no rival da Inter de Milão em junho de 2001, clube onde alcançou o auge de sua carreira, se tornando um dos maiores jogadores da história do italiano. Foram dez anos dedicados ao Milan e muitos títulos conquistados, entre eles, duas vezes o Campeonato Italiano, uma vez a Supercopa da Itália, quatro vezes a Supercopa da Uefa. Além de ter chegado ao topo da Europa vencendo duas vezes a Champions League e duas vezes o Mundial de Clubes da Fifa. O atleta fez 401 partidas, marcou 41 gols e deu 71 assistências em sua passagem.

Juventus

Após ter sofrido lesões, o contrato de Pirlo com o Milan chegou ao fim, sendo anunciado pela Juventus em 2011, clube onde ficou até 2015. O jogador viveu grande fase na Velha Senhora, sendo um dos principais jogadores que guiaram o time nas conquistas dos títulos, entre eles, quatro vezes o Campeonato Italiano, três vezes a Supercopa da Itália e uma vez a Copa da Itália. Ao todo foram 164 jogos, 19 gols e 38 assistências.

New York City FC

Na metade de 2015, após sair da Juventus, o craque anunciou sua ida ao time norte-americano New York City. Pelo clube foram 62 jogos, um gol e nove assistências. Em outubro de 2017, Andrea Pirlo anunciou sua aposentadoria, aos 38 anos.

Seleção Italiana

Vestindo a camisa da Itália, o meia chegou ao topo do Mundo com a conquista da Copa de 2006, na Alemanha, sendo um dos grandes jogadores daquele time. Ele ganhou a Bola de Bronze da competição e foi o melhor jogador da final contra a França. Pirlo defendeu o país em 116 jogos, marcando 13 gols e deu 23 assistências.