Topo

Flamengo avança e renovação com Jesus entra em prazo estipulado pelo clube

Jorge Jesus, técnico do Flamengo, na comemoração da Recopa Sul-Americana. Português mais perto da renovação - Allan Carvalho/Allan Carvalho/AGIF
Jorge Jesus, técnico do Flamengo, na comemoração da Recopa Sul-Americana. Português mais perto da renovação Imagem: Allan Carvalho/Allan Carvalho/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2020 04h00

Flamengo e Jorge Jesus seguem conversando diariamente acerca da renovação contratual do treinador e as próximas horas são vistas como fundamentais pela cúpula do clube, que estabeleceu o marco de um mês para o fim do acordo vigente como uma espécie de limite por uma sinalização mais clara sobre o futuro. Apesar da permanência do português ainda não estar 100% selada, as partes se aproximem de um final feliz.

O trato do português com o Fla vence no dia 19 de junho e os rubro-negros esperam por um desfecho. Sem uma alternativa na manga para o caso de a negociação não dar certo, o clube precisa de algum tempo para agir no mercado. Uma das pessoas diretamente envolvidas nas conversas disse ao UOL Esporte que "cada dia que passa é mais decisivo". Hoje (19), a contagem regressiva para o final do contrato vigente começa a correr.

Apesar deste quadro de indefinição momentânea, o otimismo na Gávea é grande. A crise causada pela Covid-19 dificultou muito a transação em determinados momentos. As partes conversam para que o pagamento seja fixado em bases mais modestas da moeda europeia, uma vez que o euro atingiu nada menos que R$ 6,29.

Essa questão financeira, no entanto, já foi um entrave maior para o sim definitivo, já que o Mister entendeu que o cenário econômico mudou radicalmente com a pandemia que sacudiu o mundo. As pretensões salariais iniciais não terão como ser atendidas, mas há a expectativa que isso não atrapalhe a continuidade do casamento.

Acompanhado por seus auxiliares mais próximos, Jesus viu a reprise da decisão da Copa Libertadores 2019 entre Flamengo e River Plate. Um pouco antes da transmissão, postou uma mensagem com uma foto da paisagem da praia da Barra da Tijuca e um agradecimento pela acolhida do povo carioca. Na sequência, Marcos Braz, vice de futebol, comentou na postagem e incendiou as redes sociais.

O dia está maravilhoso mesmo Jorge ........ rsrsrsrs. Vamos em frente . pic.twitter.com/7dkKbf5vG2

-- MarcosBraz (@marcosbrazrio) May 17, 2020

Mesmo ante a proximidade deste "período crítico", o clube crê no desejo do português em permanecer. Ele já está no Rio e discute diariamente a volta aos treinos com sua comissão técnica. Em um desses encontros, elogiou as medidas que estão sendo adotadas e disse não existir paralelo no futebol mundial. Após longo tempo de afastamento, Jesus e os demais rubro-negros estiveram ontem (18) no Ninho do Urubu. Jogadores e funcionários foram submetidos a uma outra bateria de testes para detecção da Covid.

Se o papo avançar, Flamengo e Jorge Jesus devem assinar um contrato até dezembro de 2021, quando se encerra a gestão do presidente Rodolfo Landim. A hora da decisão se aproxima.