Topo

Bolsonaro e presidentes de Fla e Vasco descumprem normas em meio à pandemia

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, se reuniu com Bolsonaro para discutir volta do futebol - Reprodução Instagram
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, se reuniu com Bolsonaro para discutir volta do futebol Imagem: Reprodução Instagram

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2020 16h07

O encontro que reuniu o presidente Jair Bolsonaro e os mandatários de Flamengo e Vasco foi marcado por uma série de equívocos no que diz respeito às normas de combate ao coronavírus.

No almoço que precedeu a reunião, Rodolfo Landim e Alexandre Campello estavam em uma mesa repleta de outras pessoas, dentre elas o ator Mário Frias e o senador Flávio Bolsonaro. Sem o distanciamento adequado, todos conversavam sem a proteção da máscara. O garçom que servia os convidados também não usava o adereço.

Desde o dia 13 de março, o Ministério da Saúde recomendou que aglomerações fossem evitadas, especialmente em espaços fechados. A norma não foi cumprida no evento de hoje (19).

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com presidente do Flamengo - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Presidente Jair Bolsonaro se encontra com presidente do Flamengo
Imagem: Reprodução Instagram

Tão logo terminou a refeição, os dirigentes foram ao encontro do presidente. Antes da conversa, fotos para registrar o encontro. Nenhum dos presentes observou o distanciamento e também ignorou o uso das máscaras.

Rodolfo Landim e Alexandre Campello foram à capital federal para nova rodada de conversas e lobby na tentativa de acelerar a retomada do futebol no Rio de Janeiro. Sem o apoio do Governador fluminense, Wilson Witzel, e do prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella, os presidente de Flamengo e Vasco apelam à pressão de Bolsonaro.

Na esteira das reuniões desta terça-feira, outro possibilidade na pauta: treinamentos em Brasília. A convite do governador Ibaneis Rocha, Rubro-negro e Cruzmaltino avaliam a ideia de passar algumas semanas em regime de isolamento na capital federal. O poder público local ofereceria hotel e condições de treinamento em estádios. Landim e Campello avaliam o cenário, uma vez que não gozam de força na briga pela retomada no Rio de Janeiro.

Na última segunda (18), o Flamengo fez uma nova bateria de exames para a Covid-19 em jogadores e demais funcionários. Um dos responsáveis pelos procedimentos, o médico Márcio Tannure, assim como os outros profissionais do departamento, trabalhou coberto da cabeça aos pés. Em Brasília, não seguiu as recomendações básicas.

Médico do Flamengo realiza exames nos atletas - Alexandre Vidal/CRF - Alexandre Vidal/CRF
Médico do Flamengo realiza exames nos atletas
Imagem: Alexandre Vidal/CRF

Levantamento do UOL mostrou que Bolsonaro esteve, em média, em uma aglomeração por dia em sua rotina, em Brasília ou em passeios por outras cidades.