PUBLICIDADE
Topo
Comprar ingresso
Comprar ingresso

Corinthians é o único campeão da Libertadores e depois Mundial sem derrotas

Corinthians foi campeão mundial com duas vitórias no Japão, após conquistar a Libertadores com 14 jogos sem perder - Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
Corinthians foi campeão mundial com duas vitórias no Japão, após conquistar a Libertadores com 14 jogos sem perder Imagem: Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/05/2020 04h00

Títulos da Libertadores 2012 e depois do Mundial sem derrotas. Ao bater o Chelsea por 1 a 0 em Yokohama, Japão, há oito anos, o Corinthians se tornou o único campeão da competicção continental e do mundo em seguida sem nenhum revés nas duas campanhas.

A partida diante dos ingleses no Japão, que coroou a trajetória da equipe treinada por Tite, será reprisada hoje (17) a partir das 15h45 (horário de Brasília) pela Rede Globo. O Corinthians, na ocasião, venceu o Chelsea com um gol de Guerrero aos 24 minutos do segundo tempo. Antes de enfrentar os ingleses na final do Mundial, o Corinthians passou pelo Al-Ahly, do Egito, também com um gol do atacante peruano.

As duas vitórias no Japão se juntaram a outras oito da campanha vitoriosa na Libertadores. O Corinthians também empatou seis vezes e, assim, quebrou um jejum de 34 na competição mais importante da América. O último campeão invicto do torneio tinha sido o Boca Juniors, em 1978.

Além de Boca e Corinthians, Santos, Estudiantes (duas vezes), Peñarol e Independiente também alcançaram o feito de vencer a Libertadores sem derrotas. Apenas os santistas conseguiram ser campeões mundiais depois, mas o time de Pelé perdeu um dos três jogos da disputa com o Milan na final da Copa Intercontinental.

O Boca ganhou a Libertadores de 1978 depois de seis jogos sem derrotas. Naquele ano, a Copa Intercontinental não foi disputada por falta de datas. O Estudiantes venceu de forma invicta as edições de 1969 e 1970 da Libertadores (quatro jogos em cada ano). O time argentino, porém, foi derrotado por Milan e Feyenoord, respectivamente.

Corinthians - Leandro Moraes/UOL - Leandro Moraes/UOL
Emerson marca um dos gols contra o Boca na final da Libertadores: título com oito vitórias e seis empates
Imagem: Leandro Moraes/UOL

O Independiente alcançou o título da Libertadores sem nenhum revés depois de disputar oito partidas. A equipe, em seguida, perdeu o título mundial para a Inter de Milão. Já o Peñarol disputou sete jogos na competição continental em 1960. Campeões, os uruguaios não foram páreo para o Real Madrid.

O Santos venceu a edição de 1963 da Libertadores depois de disputar quatro jogos, pois, como campeão no ano anteriror, entrou direto na semifinal. Na Copa Intercontinental, viu o Milan fazer 4 a 2 em casa. Na volta, disputada no Maracanã, o time brasileiro devolveu o placar. No jogo decisivo, novamente no Rio, os santistas venceram por 1 a 0.

Na Europa, dois times conseguiram ser campeões continentais e do mundo em seguida sem derrotas. O Ajax, em 1972, e o Manchester United, que alcançou o feito em 1999 e 2008. O Barcelona se sagrou campeão invicto em 2006, mas perdeu o Mundial para o Inter. Em 1964, a Inter de Milão conquistou o título europeu e mundial, mas perdeu um jogo para o Independiente na Copa Intercontinental.

Corinthians