Topo

Há 10 anos, Thierry Henry se despedia do Barcelona; veja sua trajetória

Thierry Henry, na época em que atuava pelo Barcelona - Jasper Juinen/Getty Images
Thierry Henry, na época em que atuava pelo Barcelona Imagem: Jasper Juinen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/05/2020 04h00

Há exatos dez anos, o ponta Thierry Henry jogava pela última vez e se despedia do Barcelona, clube onde jogou por três anos. No jogo válido pela última rodada do Campeonato Espanhol, o time catalão goleou o Valladolid por 4 a 0 — gols de Luis Prieto, Pedro Rodriguez e Messi (2) — e faturou o vigésimo titulo da competição.

O francês entrou aos 32 minutos do segundo tempo da partida para se despedir da torcida barcelonista, no estádio Camp Nou. Ao lado de grandes craques como Messi, Iniesta e Puyol, ele conquistou seu último título pela equipe. Reserva em boa parte da temporada, o atacante deixou o clube espanhol, após a Copa do Mundo da África do Sul, ao fechar acordo com a diretoria do Barça, uma vez que tinha ainda um ano de contrato a cumprir.

Anunciado em junho de 2007, o Henry foi contratado pelo gigante espanhol por 24 milhões de euros após se destacar pelo Arsenal. Pelo clube inglês, ele ainda é o maior artilheiro da história dos Gunners, com 228 gols.

Jogando pelo Barcelona foram 121 partidas, com 49 gols e 27 assistências ao todo. Apesar do baixo desempenho na última temporada pelo Barcelona, Henry conquistou títulos importantes pelo Barça, como a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes da Fifa, a Copa do Rei e dois Campeonatos Espanhóis.

Após a saída do Barcelona, o craque foi para o New York Red Bulls, última clube a defender antes de anunciar a aposentadoria, em dezembro de 2014.