Topo

Everton Ribeiro e filho de Felipe Melo vão às semifinais do "Todos por Um"

Do UOL, em São Paulo

16/05/2020 12h00

O desafio "Todos por Um" já tem todos os semifinalistas definidos. Nos duelos de hoje (16), Everton Ribeiro, do Flamengo, e Davi Melo, filho de Felipe Melo, do Palmeiras, venceram Gabriel, do Corinthians, e Vina, do Ceará, e garantiram um lugar no segundo jogo de amanhã (17).

O domingo terá ainda um confronto entre o nadador Guilherme Costa e o jogador de polo aquático Grummy, da seleção brasileira da modalidade. A grande decisão será disputada no mesmo dia, logo após a definição dos últimos candidatos ao título.

Everton Ribeiro, que já tinha passado por Nenê em um Fla-Flu nas oitavas, agora venceu um clássico nacional com Gabriel, do Corinthians. A vitória por 3 a 1 garantiu mais um semifinalista que joga com o time rubro-negro na competição, já que Guilherme Costa é flamenguista e tem atuado com o clube do coração.

Davi Melo novamente se classificou com emoção. Nas oitavas, tinha vencido Andressa, da seleção feminina de futebol, por 1 a 0 com gol de Lucas Lima nos acréscimos. Hoje, empatava em 1 a 1 com Vina quando conseguiu o gol da classificação também nos acréscimos. De novo com Lucas Lima. Agora, vai encarar Everton Ribeiro amanhã.

Ontem, o primeiro dia das quartas de final viu um domínio dos "aquáticos" contra os "boleiros". Grummy eliminou o lateral Renê, do Flamengo, enquanto Guilherme Costa venceu o lateral Guga, do Atlético-MG.

O torneio de videogame que reúne boleiros e estrelas do esporte está sendo transmitido pelo UOL desde segunda-feira (11) e vai até amanhã. A competição é beneficente e tem como objetivo arrecadar fundos para o combate à pandemia do novo coronavírus. As doações feitas serão dobradas pelo PicPay.

O desafio está sendo disputado em mata-mata, com cada partida tendo 15 minutos de duração. Em caso de empate, a definição vai para os pênaltis. Todo o campeonato é realizado no simulador de futebol eFootball PES 2020.

Everton Ribeiro 3 x 1 Gabriel

Os representantes dos times das maiores torcidas do país escolheram os próprios clubes para o duelo nas quartas de final. Everton já havia usado o Flamengo para vencer um clássico carioca contra Nenê, do Fluminense. Gabriel também jogou com o Corinthians para eliminar Osvaldo, do Fortaleza, na fase anterior.

O jogo hoje começou mais truncado e com faltas, mas foi Everton Ribeiro quem teve a primeira chance de gol. A finalização passou perto. "Cassião saiu abafando", comemorou Gabriel após usar o goleiro corintiano para fechar o ângulo.

Pouco tempo depois, não teve jeito. Teve gol de Gabigol após bela assistência do personagem de Bruno Henrique, abrindo vantagem para o time controlado por Everton Ribeiro no cenário virtual do Maracanã.

Na reta final da primeira etapa, Gabriel ficou com um jogador a menos quando Ramiro recebeu o segundo cartão amarelo. Foi a primeira expulsão do campeonato.

A vantagem numérica em campo também se traduziu no placar logo no começo do segundo tempo, quando Everton Ribeiro usou Bruno Henrique para fazer 2 a 0.

O Corinthians de Gabriel mostrava reação, mas Everton Ribeiro controlava o jogo com mais finalizações e lances de perigo que obrigaram o Cássio virtual a fazer boas defesas.

Nos minutos finais, Gabriel adiantou seu próprio personagem no game e passou a usá-lo no ataque. Teve uma boa chance, mas que acabou defendida pelo goleiro Diego Alves. Na sequência, porém, Everton Ribeiro também moveu seu personagem em jogada individual que acabou em pênalti para o Flamengo.

Everton Ribeiro escolheu o "Everton Ribeiro virtual" para a cobrança e marcou, sem chances para Cássio, fazendo 3 a 0 para o Flamengo. "Agora complicou", disse Gabriel. O time rubro-negro ainda teve a oportunidade de fazer o quarto gol, mas foi o Corinthians que conseguiu diminuir a vantagem no último lance, com Vagner Love.

"Talvez não foi o que a partida mostrou aí. O Everton jogou bem, mas poderia ter sido um resultado melhor, um empate para penalidades", brincou Gabriel após perder por 3 a 1.

Classificado para a semifinal, Everton comemorou. "Estamos chegando perto. O Gabriel teve boas chances não aproveitou, a gente conseguiu. É sempre bom estar ajudando e podendo se divertir aqui".

Davi Melo 2 x 1 Vina

Davi Melo mais uma vez representou o pai, volante e zagueiro do Palmeiras, na competição. Ele havia eliminado Andressa, da seleção brasileira feminina de futebol, com um gol nos últimos minutos da fase anterior. E o clima foi de zoeira no começo da transmissão.

"A aposta é não apostar. A única coisa que eu sei é que eu pesquei um peixe desse tamanho", brincou Felipe Melo, que tinha acabado de voltar de uma pescaria para ver o filho disputar o desafio, ao ser questionado pelo narrador Ivan Bruno. "O peixe era tão grande que eu botei uma carne para assar", continuou o jogador palmeirense.

Vina, do Ceará, que eliminou o São Paulo do atacante Pablo nas oitavas de final, também entrou no clima. "Já pedi para o pitbullzinho aí ir com calma", disse o jogador.

Os dois competidores usaram os times com os quais têm ligação. Davi Melo mandou o Palmeiras para o game, enquanto Vina foi de Ceará. O cenário virtual do duelo foi o Allianz Parque, estádio também presente no PES.

Enquanto Davi Melo teve a primeira chance logo no começo com um chute do "Felipe Melo virtual", Vina valorizava a posse de bola e tocava no campo de ataque. Outra boa oportunidade palmeirense aconteceu no fim do primeiro tempo, com chute de Luiz Adriano.

Outro momento de descontração aconteceu quando "Felipe Melo" levou cartão amarelo. "Tá de sacanagem, até no videogame os caras me perseguem, não foi nada", disse o Felipe Melo real. "Não vou falar mais nada, senão vou tomar cartão até aqui em casa, vou ficar quieto", brincou.

No começo do segundo tempo, foi a vez de Vina levar perigo com uma cabeçada na trave que assustou, mas não abalou Davi Melo. No lance seguinte, após contra-ataque, o Palmeiras abriu o placar com gol de Luiz Adriano. "Foi uma jogada muito bem trabalhada", analisou Felipe Melo, brincando com tom de comentarista.

A reação veio pouco depois, quando Vina usou João Lucas em lance após rebote do goleiro Weverton para empatar o placar em 1 a 1. Felipe Melo continuava a zoeira. "Eu estou falando com meu auxiliar que está lá em cima vendo o jogo". Ivan questionou, então, qual seria a "instrução". O palmeirense não pensou duas vezes: "Tirar o Felipe Melo, senão ele vai ser expulso", mandou o zagueiro e volante, arrancando risadas na transmissão.

Mas Davi Melo se provou de novo o "rei dos acréscimos". Exatamente como tinha feito contra Andressa, o filho de Felipe Melo fez outro gol após o minuto 90 com Lucas Lima. Só que desta vez ainda houve tempo para um último ataque do Ceará de Vina. O goleiro Weverton salvou duas vezes o time alviverde e garantiu a classificação para a semifinal.

O desafio

O "Todos Por Um" tem como objetivo ajudar o combate à pandemia do novo coronavírus. A competição pode ser assistida na home page do UOL e nas páginas do UOL Esporte no Facebook e no YouTube. O torneio tem 16 participantes e está sendo disputado em formato mata-mata.

Falcão, ídolo do futsal brasileiro, é embaixador do torneio e tem apoio da organização G10 das Favelas. Em isolamento social, estrelas do mundo do esporte entrarão em ação em um de seus hobbies prediletos para ajudar quem precisa.

Os esportistas se enfrentarão em um campeonato do jogo PES, que simula partidas de futebol, e incentivarão os espectadores a realizarem doações a comunidades carentes que sofrem com as consequências da covid-19. Todo valor arrecadado será dobrado pelo PicPay.

Confira a tabela de jogos

11/05, 11h: Cristiane 1 x 5 Renê
11/05, 11h30: Wallace 0 (1) x 0 (2) Grummy
12/05, 12h: Matheus Henrique 1 x 2 Guilherme Costa
13/05, 11h30: Gabriel 0 (3) x 0 (1) Osvaldo
13/05, 12h: Everton Ribeiro 2 x 0 Nenê
14/05, 11h: Andressa 0 x 1 Davi Melo
14/05, 11h30: Vina 2 x 1 Pablo
14/05, 12h: Ferrão 0 x 1 Guga

Duelos das quartas de final

15/05, 11h: Renê 1 x 2 Grummy
15/05, 11h30: Guga 2 x 3 Guilherme Costa
16/05, 11h: Everton Ribeiro 3 x 1 Gabriel
16/05, 11h30: Davi Melo 2 x 1 Vina

Jogos da semifinal

17/05, 11h: Grummy x Guilherme Costa
17/05, 11h30: Everton Ribeiro x Davi Melo

Final

17/05, 12h: Vencedores das semifinais