Topo

OPINIÃO

Mauro: "Imagine a situação do São Paulo se Morumbi fosse o estádio da Copa"

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 04h00

O São Paulo apresentou uma situação deficitária no balanço financeiro referente a 2019, mas não tem a mesma situação que o Corinthians em relação a seu estádio, uma vez que o Morumbi não causa ao clube tricolor uma dívida nas proporções que a Arena Corinthians deixa o rival.

No podcast Posse de Bola #32, o jornalista Mauro Cezar Pereira afirma que a situação financeira do São Paulo poderia ser muito pior se o clube tivesse seu estádio na abertura da Copa do Mundo de 2014, o que foi evitado com a articulação para a construção do estádio corintiano.

"Quando eles [Corinthians] acharam que deram rasteira no Juvenal [Juvêncio, ex-presidente do São Paulo], na verdade, foi o contrário. Eles deram a rasteira neles mesmos, porque imagine a situação do São Paulo se o São Paulo tivesse entrado na roubada de mudar o seu estádio para virar estádio de Copa do Mundo", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 1:01:10).

"É só olhar o que fizeram no Mineirão, no Maracanã, e você imagina que aquele Morumbi já não existiria mais. E o São Paulo teria que refazer todo o seu estádio, seria um estádio de abertura de Copa, certamente um custo de R$ 1 bilhão, para mais, e o São Paulo estaria hoje mais enrolado ainda porque a gestão do futebol é um desastre, ainda com mais um novo Morumbi para pagar, olha o tamanho do buraco", completa o jornalista.

Mauro afirma ainda que no caso corintiano, o presidente Andrés Sanchez não pode reclamar do estádio, já que foi um dos responsáveis pela construção e pela retirada do Morumbi da Copa do Mundo de 2014, com a arena corintiana em Itaquera.

"O estádio é obra autoral, mesmo quando o Mario Gobbi era o presidente e estava em construção, ele [Andrés Sanchez] era o cara do estádio, ele que falava do estádio, ele que estava com o Ricardo Teixeira [ex-presidente da CBF]", diz Mauro.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.