PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Campeonato Alemão permite que técnicos não usem máscaras durante jogos

Hansi Flick, comandante do Bayern de Munique, é um dos técnicos que poderão dispensar o uso de máscaras durante as partidas - Odd Andersen/AFP
Hansi Flick, comandante do Bayern de Munique, é um dos técnicos que poderão dispensar o uso de máscaras durante as partidas Imagem: Odd Andersen/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 14h57

A organização do Campeonato Alemão, que será reiniciado amanhã, retirou a obrigatoriedade de técnicos utilizarem máscaras durante os 90 minutos das partidas.

A decisão foi divulgada hoje e já passa a valer para a rodada deste fim de semana, que marca o retorno do torneio após dois meses. A competição foi paralisada devido à pandemia de coronavírus.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, um dos diretores da Liga, Ansgar Schwenken, afirmou que a medida só vale se os técnicos permanecerem a uma distância de pelo menos 1,5 metro do restante dos membros do banco de reservas.

"De acordo com o conceito de força-tarefa, os treinadores e substitutos também são obrigados a usar proteção bucal e nasal no estádio se não forem alcançadas distâncias suficientes", iniciou.

Schwenken disse ainda que uma das principais justificativas para a escolha se deu justamente após uma crítica dos técnicos, que reclamaram sobre a dificuldade de orientar seus jogadores ao usarem o acessório.

"A proteção limitaria significativamente o trabalho dos treinadores, como instruções em voz alta e uso de expressões e gestos faciais. Portanto, consideramos que manter a distância ao longo do jogo é suficiente como medida de proteção para os treinadores. Para todas as outras pessoas no banco de reservas, o protocolo fornece as duas medidas - distância recomendada e uso de máscaras".

Futebol