Topo

Indicado por doutor Osmar, ex-BBB cogita carreira no jornalismo esportivo

Guilherme Napolitano foi o sexto eliminado da 20ª edição do Big Brother Brasil e tem passado pouco conhecido no esporte - Paulo Belote/Globo
Guilherme Napolitano foi o sexto eliminado da 20ª edição do Big Brother Brasil e tem passado pouco conhecido no esporte Imagem: Paulo Belote/Globo

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 04h00

Sexto participante eliminado do BBB 20 e dono de um perfil com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, o modelo Guilherme Napolitano tem um passado pouco conhecido até mesmo por seus fãs: ele é formado em Jornalismo, já trabalhou em publicações esportivas e cogita até mesmo voltar à área alçado pela popularidade do programa da Globo.

A própria entrada na profissão já tem um componente inusitado. Osmar de Oliveira (1943-2014), comentarista esportivo e médico da família de Guilherme, foi quem o aconselhou a ingressar no Jornalismo: "Durante a infância sempre fui ligado em esporte, de praticar e ler. Sou são-paulino roxo, tenho coleção de camisas de futebol, sempre joguei bola, videogame e Elifoot e comprava revista Placar e jornal LANCE!. Um dia fui ao consultório do doutor Osmar, comentei e ele abriu meus olhos sobre esse caminho", diz ao UOL Esporte.

Guilherme já havia cursado um ano de Administração de Empresas, mas desistiu e foi fazer intercâmbio por seis meses na Austrália. Na volta - após esta conversa com doutor Osmar - passou em Jornalismo na FMU (FIAM-FAAM) e buscou oportunidades na área esportiva. Uma delas foi no próprio LANCE!, como freelancer em fins de semana de rodada no futebol.

Rogério Ceni e Guilherme Napolitano - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Fã de Rogério Ceni, Gui posa ao lado do ex-goleiro do São Paulo em foto há 7 anos
Imagem: Acervo pessoal

"Fiquei lá durante um tempo, fui tipo um redator do jornal. Foi uma realização. Depois de lá participei de alguns processos seletivos, mas o jornalismo esportivo é um meio muito difícil e não consegui", diz o jornalista formado em 2016, que ainda carrega no currículo cursos de gestão e prática em rádio, com Alexandre Praetzel e Gabriel Prado, e assessoria de imprensa. No fim da faculdade, Guilherme já trabalhava como modelo e com vendas, então deixou o esporte e a comunicação de lado.

Agora, graças à fama proporcionada pela participação no Big Brother Brasil, ele mostra que o sonho pode ser revivido: "Eu sempre quis trabalhar com esporte. É algo que me dá muito prazer, tudo que é relacionado a futebol, sou muito antenado, vejo gols da rodada, acompanho aqui e lá fora. Tenho formação, conhecimento e vontade. Não é algo que falo "é isso que eu quero", mas passa pela minha cabeça, sim."

É um dos meus pensamentos trabalhar como repórter ou aproveitar a visibilidade da internet para abrir um canal de esportes.

Futebol no intercâmbio

Nos seis meses em que viveu em Melbourne, na Austrália, em 2011, Guilherme Napolitano jogou futebol em uma liga semi-profissional local. Logo de cara ele conheceu um brasileiro que jogava e se enfiou no meio.

Gui e Pedro - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Gui e o irmão gêmeo Pedro mostram paixão pelo futebol na infância
Imagem: Acervo pessoal

"Eu era atacante, tinha uma média de gols até legal (risos). Tive o lado bom de fazer algo que eu gostava, não imaginei que jogaria bola lá. Mas tem o outro lado: eu gosto muito de viagem e ficava preso pelos treinos. Como me pagavam eu não podia faltar, tinha jogo toda semana. Eu não me arrependo, foi um momento legal."

São-paulino e fã de Rogério Ceni, a quem conheceu enquanto ainda defendia o time, o ex-BBB também conhece jogadores como Thiago Mendes, Rodrigo Caio e Hudson e diz que após o programa já fez uma chamada de vídeo com o zagueiro Maicon e o meia Petros, ambos ex-São Paulo, hoje no Al Nassr, da Arábia Saudita: "Os caras são gente boa demais. O Zé Love também entrou numa live minha. Gosto muito das pessoas do esporte."

Enquanto o próprio Gui não vira ele mesmo uma pessoa do esporte, segue o trabalho com publicidade no Instagram e colhendo frutos da participação no BBB.

Boa semana pra todos!! ?? O que acharam dessas fotos via FaceTime? ?

Uma publicação compartilhada por Guilherme Napolitano (@guinapolitano) em