Topo

Como Felipe Melo agiu como técnico do filho no jogo de futebol virtual

Felipe Melo e o filho Davi, durante desafio Todos por Um no videogame - Reprodução
Felipe Melo e o filho Davi, durante desafio Todos por Um no videogame Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 18h41

Felipe Melo não jogou, mas teve um papel importante no desafio "Todos por Um" de videogame. Além de colocar sua imagem na ação beneficente que ajuda a organização "G10 das Favelas" em meio à pandemia do novo coronavírus, o jogador do Palmeiras também agiu como um incentivador, ou um treinador do filho Davi, que representou a família no game e levou a melhor sobre Andressa, da seleção brasileira feminina de futebol.

Antes mesmo do jogo começar, Felipe Melo agiu para tirar a "pressão" do filho, apresentado pelo narrador Ivan Bruno como "craque do PES". "Calma, craque não que ele já tomou uma naba da Andressa no jogo-treino. Ele é o melhor que pode nos representar", disse Felipe Melo.

Davi havia perdido por 1 a 0 em um teste de conexão feito antes do desafio para valer. "Mas eu confio nele, o moleque é bom, moleque é bravo, representa sempre", completou o volante e zagueiro do time alviverde.

Questionado sobre a tática para vencer Andressa, o filho de Felipe Melo, que escolheu o Palmeiras no game, não pensou muito. "É botar o meu pai no meio ali para criar as jogadas". Felipe Melo ainda perguntou se não "atuaria" como zagueiro, como Vanderlei Luxemburgo vinha usando no começo da temporada nos gramados da vida real antes da parada forçada pela pandemia. "Tem que criar as jogadas", insistiu Davi.

Logo no começo da partida, o Palmeiras de Davi assustou o Flamengo de Andressa com uma cobrança de falta no ângulo que acabou defendida pelo goleiro no game. Na sequência, após cobrança de escanteio, outro lance de perigo com cabeçada alviverde. "Estou falando que ele estava escondendo o jogo no treino", disse Andressa.

Davi falou pouco durante o jogo, muito concentrado, e Felipe Melo fez os comentários. "O Davi é focado, ele é o lutador da família. Tanto ele quanto o menorzinho fazem jiu-jítsu", disse o jogador palmeirense, que disse ter vontade de ver o filho seguir carreira profissional no MMA, mas que a mãe de Davi não quer.

Após um jogo equilibrado no primeiro tempo, os dois times foram para o intervalo com o 0 a 0 no placar. "Vou continuar assim. O jogo é muito tático, tem que tocar muito a bola, seguir em frente", disse Davi. Felipe Melo não perdeu a oportunidade: "O moleque tá falando melhor que o pai. Tá no caminho certo", brincou.

No game, Davi dava poucas chances para os ataques do Flamengo de Andressa. "Na vida real ele desarma todo mundo também", disse Felipe. No começo do segundo tempo, o jogador do Palmeiras entregou o "ponto fraco" do filho na disputa no PES: "Eu só escutei ele aqui dizer que se for para os pênaltis ferrou, ele não sabe bater". Mas a jogadora da seleção também disse que não havia treinado as cobranças virtuais.

Era o recado para evitar que a partida chegasse a essa definição. E Davi conseguiu resolver o confronto no último momento. Quando o placar de tempo virtual apontava o minuto 89, um chute de fora da área usando Lucas Lima garantiu a classificação da família Melo para a próxima fase do desafio.

"Tá aprovado, eu disse que ele ia jogar com uma jogadora de seleção brasileira, que 'parla' italiano, então bota uma camisa do Palmeiras", brincou Felipe Melo. Davi agora vai enfrentar Vina, jogador do Ceará, que venceu Pablo, do São Paulo, em outro confronto disputado no quarto dia do "Todos por Um".

O torneio de videogame que reúne boleiros e estrelas do esporte está sendo transmitido pelo UOL desde segunda-feira (11) e vai até o próximo domingo (17). O desafio é disputado em mata-mata, com cada partida tendo 15 minutos de duração. Em caso de empate, a definição vai para os pênaltis. Todo o campeonato é realizado no simulador de futebol eFootball PES 2020.

O desafio

O "Todos Por Um" tem como objetivo ajudar o combate à pandemia do novo coronavírus. A competição pode ser assistida na home page do UOL e nas páginas do UOL Esporte no Facebook e no YouTube. O torneio tem 16 participantes e está sendo disputado em formato mata-mata.

Falcão, ídolo do futsal brasileiro, é embaixador do torneio e tem apoio da organização G10 das Favelas. Em isolamento social, estrelas do mundo do esporte entrarão em ação em um de seus hobbies prediletos para ajudar quem precisa.

Os esportistas se enfrentarão em um campeonato do jogo PES, que simula partidas de futebol, e incentivarão os espectadores a realizarem doações a comunidades carentes que sofrem com as consequências da covid-19. As doações feitas serão dobradas pelo PicPay.