Topo

Gaúcho - 2020

Clubes aprovam retomada do Campeonato Gaúcho 2020 a partir de julho

Torneio não terá rebaixamento neste ano, mas quatro clubes cairão em 2021 - Pedro H. Tesch/AGIF
Torneio não terá rebaixamento neste ano, mas quatro clubes cairão em 2021 Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 15h10

Por unanimidade, os 12 clubes que disputam o Campeonato Gaúcho de 2020 aprovaram hoje as propostas da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a retomada da competição após a suspensão decorrente da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a FGF, o torneio deverá ser reiniciado entre a metade de julho e o começo de agosto. Conforme apresentado na véspera, nenhum clube será rebaixado em 2020, mas quatro times cairão em 2021 para a Divisão de Acesso, de maneira que o Gauchão volte a ter 12 times em 2022.

Ficou acertado ainda que os clubes serão livres para contratar para a sequência do campeonato, com a exceção de jogadores que já tenham disputado o Gauchão 2020 por outros times.

Segundo nota divulgada pela Federação, a data de reinício do Campeonato Gaúcho "acompanhará a definição do calendário do futebol brasileiro e estará condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias".

As decisões foram tomadas em reunião virtual entre clubes e representantes da FGF. Agora, a entidade encaminhará documento referente à decisão ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

A competição foi paralisada em 16 de março, após o encerramento da terceira rodada do segundo turno. O título do primeiro turno ficou com o Caxias, que venceu o Grêmio na decisão por 1 a 0.