Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "Exames do Flamengo mostram que não dá para voltar agora"

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 04h00

O Flamengo revelou na última semana a realização de 293 exames entre jogadores, funcionários do clubes e pessoas próximas aos atletas, com 38 pessoas testando positivo para a Covid-19, entre elas, três jogadores do elenco profissional do clube rubro-negro.

No podcast Posse de Bola #32, o jornalista Arnaldo Ribeiro aponta que o resultado apresentado pelos exames realizados pelo Flamengo indicam que não é possível retornar com o futebol no momento, embora este seja um objetivo do clube, que seguirá realizando os testes devido ao novo coronavírus.

"Eu acho que o dado mais representativo para quem eventualmente só acompanha esporte ou outra coisa, não tem muita noção do que está acontecendo, foram os testes divulgados no Flamengo. O Flamengo, clube mais popular do país, testou mais de 200 funcionários, entre jogadores de futebol, exatamente, e 38 apontaram positivo. Dá uma proporção muito interessante e significativa e explícita de mais de 10% de infectados e nesse diagnóstico", afirma Arnaldo.

"Embora eu ache um consenso, [o Flamengo] é um dos que está tentando voltar. E talvez ele tenha condições de no seu microcosmo ir testando e averiguando como é que está a proporção de infectados, tomar as precauções, colocar algum em quarentena, mas é muita gente, certo? Nós não chegamos no pico da curva", completa o jornalista.

Para Arnaldo, o resultado apresentado nos exames realizados para o Flamengo ajudam a informar melhor a população exatamente por apontarem no sentido contrário do retorno desejado pelo clube.

"É mais fácil você explicar para o teu colega o retrato do Flamengo do que você explicar o retrato por Estado, onde tem subnotificação, onde a política espera aqui, ou onde o cara quer revelar tal dado, você não tem segurança nos dados brasileiros. O dado do Flamengo é um dado mais seguro, por incrível que pareça, e é notório por esse retrato, por essa fotografia, que não dá para voltar agora", finaliza o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.