Topo

Clubes do Gauchão aguardam data de volta aos jogos para retomar treinos

Divulgação/Internacional
Imagem: Divulgação/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2020 20h50

Os 10 clubes que disputam o Campeonato Gaúcho ao lado de Grêmio e Internacional se planejam para volta aos treinos. As equipes aguardam data, nem que seja aproximada, de retorno do estadual para programar retomada de atividades. Reunião por videoconferência com a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) nesta quarta-feira (13) deve deixar os times mais próximos de um período exato para retorno.

A FGF sugeriu voltar a jogar o Gauchão em meados de julho. Com portões fechados. E sem rebaixamento. A mudança no regulamento requer unanimidade entre os clubes e a votação ocorrerá a partir das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (13).

Em Porto Alegre, Grêmio e Internacional voltaram aos treinos amparados por decreto do final de abril do prefeito Nelson Marchezan Jr. O São José, sediado na zona norte da cidade, segue sem atividades e à espera de data para a retomada do Gauchão.

O clube porto-alegrense, no entanto, já tem pronto protocolo sanitário inspirado nos textos elaborados em conjunto pela dupla Gre-Nal.

Documento obtido pelo UOL Esporte indica que os treinamentos do São José serão reativados com distanciamento entre atletas e divisão do elenco por setores: defensores entre defensores, meias ao lado de outros meias e atletas do ataque entre eles.

Em Caxias do Sul, Juventude e Caxias tiveram encontro com a prefeitura para alinhar retomada de atividades nos estádios Alfredo Jaconi e Centenário. Em São Leopoldo, o Aimoré definiu que voltará 15 dias antes do próximo jogo. O período de treinamentos deve virar padrão entre os clubes.

Os 12 clubes do Campeonato Gaúcho de 2020 estão divididos em oito cidades do Rio Grande do Sul. Em todas, as atividades físicas sem aglomeração estão liberadas pelo mais recente decreto do governador Eduardo Leite.

O Gauchão foi paralisado em 16 de março e faltando três rodadas para conclusão da fase de classificação do segundo turno. Após a etapa, haverá mata-mata para decisão do returno. Caso o Caxias não vença o segundo turno, haverá final estadual em 2020. A FGF deve propor aos clubes alteração no regulamento para que a decisão seja em jogo único, provavelmente em campo neutro.

Atualização mais recente da secretaria estadual de saúde do Rio Grande do Sul aponta 2.917 casos oficiais de Covid-19 e 111 óbitos pelo novo coronavírus.