Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Uefa estuda cortar jogos e encurtar a Liga dos Campeões em 2021, diz jornal

AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 10h19Atualizada em 11/05/2020 12h22

A pandemia do novo coronavírus deixou o calendário futebolístico europeu de cabeça para baixo nos últimos meses. E o problema deve ser "arrastado" para a próxima temporada.

De acordo com o jornal The Times, a Uefa está estudando métodos para encurtar a próxima edição de seus dois principais torneios: a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Como a atual edição deve "invadir" o calendário da próxima temporada - e há Eurocopa marcada para a metade do ano que vem -, a instituição que comanda o futebol europeu considera impossível manter os torneios nos padrões de hoje.

Uma das alternativas para encurtar as competições é o enxugamento da fase de eliminatórias - jogos realizados entre times que alcançaram, em seus torneios nacionais, as preliminares tanto da Liga dos Campeões quanto da Liga Europa.

Isto seria feito com a redução do número de jogos - atualmente, cada fase eliminatória conta com o modelo "ida e volta". Neste cenário, haveria somente um jogo (em campo neutro) para decidir quem avançaria.

Se isto não for possível, a outra solução, segundo o The Times, é simplesmente cancelar esta fase e priorizar as vagas para times de ligas com uma posição melhor no ranking geral. A Uefa considera até reembolsar financeiramente equipes que ficarem de fora nestas condições.